sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caderno do Nós do dia 30/05 – Expressão Corporal 1 - por Tatiane e Matheus

No dia 30/05, realizamos o que a professora denominou de "Aula Ritual".
Entramos na sala já eram quase dez horas, pois era necessária a presença de todos na sala, e todos só poderiam entrar juntos. Uma vez fechada a porta, não era permitida a entrada de mais ninguém.
Assim que entramos, nos deparamos com a sala toda preparada e a reação inicial foi de estranhamento. Então a professora explicou o que aconteceria, as etapas pelas quais passaríamos e o que deveria ser feito.
Havia um texto escrito no quadro, e nós o lemos até que o decorássemos:
"Por isso minha voz esconde outra
Que em suas dobras desenvolve outra
Onde em forma de som perdeu-se o canto
Que eu sei onde, mas não ouço ouvir."
Decorado o texto, fomos aprender o trecho de uma canção:
"Lavadeira do rio, tu me ensina a lavar
Na beira do riacho, debaixo do tabocá..."
Memorizados texto e canção, começamos a fazer o ritual de limpeza, em que todos ficavam em roda ao redor de um círculo de objetos (bolas, pelúcias, buchas, escovas, toalha, etc.), uma pessoa ficava no meio, e quem estava em volta passava esses objetos na pessoa, limpando-a, conciliando a fala do texto e o canto do trecho.
Após a limpeza ser feita em todos, havia a chamada "passagem por cima" em que deveríamos passar por cima das bolas de pilates, que se encontravam em um espaço delimitado.
Feita essa passagem, nos deitamos no chão (de bruços) lado a lado, formando um corredor, e assim efetuaríamos a chamada "passagem por baixo" em que, uma pessoa de cada vez deveria passar por baixo (região do abdome) de todas as pessoas que formavam esse corredor, como se fosse um nascimento. E a fala do texto não parava.
Após o nascimento, a Renata disse as características do rei de cada um e assim deveríamos ocupar um dos espaços demarcados no chão. Ali eram os reinos, e o meio, onde não era delimitado, deveria funcionar como um espaço arenoso, movediço.
Assim começamos cada um a despertar seu rei e agir de acordo com a fluência das situações.
Qualquer um, em qualquer momento, poderia sair, observar e narrar o que estava acontecendo. O mesmo estava sendo feito pelas professoras: Renata, Nina e Vanessa, que ficaram o tempo todo observando.
Posteriormente tivemos a roda de conversa, debatemos, a Renata deu um retorno individual e encerramos a aula.

Nenhum comentário: