quinta-feira, 7 de julho de 2011

Artigo - primeiro semestre 2011 Karen Marry Quintal

      UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA              
                     INSTITUTO DE ARTES
                               Curso de teatro
                   Expressão corporal I

O corpo no teatro: reflexões comparativas do corpo.
A expressão e educação do corpo pelo movimento.

O corpo é um objeto de interesse, principalmente em termos de artes cênicas. De acordo com estudos dirigidos esse semestre vamos recapitular, os principais pontos estudados.
Quando se fala em corpo do ator, exige dele toda uma presença e estudo dirigido ao que vai prepara para apresentar.
Segundo o texto “Domínio do movimento” de Rudolf Laban, que explica a importância do movimento diante do ator e fala também, de como as diferentes formas de movimentos podem passar informações importantes.
Por exemplo, se alguém chegar e te dar um simples abraço, você vai saber que ela esta te cumprimentado mesmo sem falar um oi. Ou mesmo a forma de alguém para na rua ou em qualquer outro lugar, pode mostrar a personalidade da pessoa sem que ela fale nada. Outra observação que podemos fazer é as diferentes formas de movimentos, como por exemplo, movimentos diretos ou indiretos ou de “recolher” ou “espalhar”.
Outro aspecto interessante que se pode destacar é o modo como as pessoas se agem durante o dia a dia. O chamado gesto cotidiano é uma maneira usada para quem faz mímica. Prestando atenção em todos os gestos de todas as pessoas, podemos ressaltar que tudo o que se faz mesmo não estando apresentado, como gestos e movimentos pessoais, estamos usando o movimento como uma forma de comunicação.
Tanto o movimento, quanto o gesto do ator, tem uma total importância e preocupação com o estudo e pratica do corpo.
A coluna vertebral é fundamental para o nosso corpo, já que ela que da a sustentação para ele.Segundo o texto “Desenhar o gesto” de Ivaldo Bertazzo, mostra essa e outras importâncias do domínio do corpo.A realização de vários exercícios em formas e posições diferentes.O texto mostra também como trabalhar os membros superiores e inferiores dele, afirmando e  finalizando como o gesto ajuda a ter noções de espaço e trabalha as diferentes direções e  modificações.
Com base nesses textos, colocamos isso em pratica nas de expressão corporal. Fizemos exercícios individuais e em dupla, tomando consciência do que se havia aprendido e discutindo de acordo com os textos estudados. Sendo assim pode-se tirar de aproveito alguma forma de entendimentos ate aquele momento.
Exercitar, praticar e estudar o corpo amplia os resultados que queremos alcançar. Fazendo um autoconhecimento dele, superando as dificuldades e entendendo as novidades para que se possa ser modificado. Ter consciência do corpo, nos da estrutura e segurança para que se possa ser utilizado no trabalho artístico.


Bibliografia:
“Domínio do movimento” Rudolf Laban
“Desenhar o gesto” Ivaldo Bertazzo


ALUNA:Karen Marry Quintal

Nenhum comentário: