quarta-feira, 13 de julho de 2011

Artigo - Expressão Corporal 1 - por Gabriela Neves Guimarães

Na disciplina de expressão corporal 1 foi onde ficou mais orgânico os elementos aprendido em consciência corporal, ou seja, já era mais fácil achar meu eixo, o enrolar e desenrolar da coluna era mais automático eu não tinha que pensar para que acontecesse e foi onde eu tive mais noção das minha articulações aonde que cada uma era e que eu tenho essas já que primeiro pensamento que temos do nosso corpo é que ele é todo colado, uníssono.
Gostei de ter tido aulas em que a gente retomava uma partitura de movimentos para estudá-los no nosso corpo e como podíamos fazer diferente, prestando atençao em cada dia prestando atençao em uma parte do corpo diferente. Essa percepçao maior do corpo pode ser vista na ultima aula na qual desenhamos nosso esqueleto e que em geral estaava bem mais organizado do que o esqueleto que desenhamos no primeiro dia. A area do quadril estava mais organizada, as articulações estavam mais bem definidas como a do femur por exemplo.               O texto "Desenhar o Gesto" reafirmou que as nossas aulas de expressão são favoráveis para que primeiro reconheçamos nosso corpo para depois trabalhar com ele, tanto os músculos para que reconheçamos nossas proporções corporais, quanto a pele para que tenhamos o maior registro de sensações que são um fator favorável para reconhecermos o ambiente em que estamos e tentar um novo repertorio de ações.               Foi bem proveitoso as aulas as quis focamos nos reis e nas suas características. Na priemeira aula que pensamos no rei eu explorei mais o plano medio e baixo, foram os planos os quais eu mais me senti confortavel mas vi que ainda tinha muito o q explorar neles também, então defini uma caracteristica, asqueroso, pro meu rei pela minha priemeira movimentação. Depois nas outras aulas fui pensando Há também a preocupação de exercitar sempre os dois lados do corpo igualmente, já que o alongamento dos músculos, como a própria palavra diz, alonga e desenvolve as partes exercitadas, como um dos exercício sugere "Depois de realizar as seqüências anteriores até a extensão do braço e da perna esquerda, leve o antebraço esquerdo ao chão, gerando uma leve torção e ampliando a mobilidade da articulação coxo-femural." Relaciono essa propriedade do alongamento com as nossas aulas de expressão corporal, já que é comentado e visível, que o alongamento é possível ser percebido fisicamente, já que pernas e braços desproporcionais, quando exercitados, diminuem essa desproporção. Discutimos até que cotidianamente sofremos essa desproporção por utilizarmos mais um lado do corpo do que o outro, como usar a bolsa só de um lado ou chutar a bola só com um determinado pé, entre outros; e a percepção desses desajustes cotidianos é o primeiro passo para podermos tomar iniciativas para diminuirmos esse "efeito natural" do tempo.
            O texto desenvolve uma perspectiva das linhas musculares apontando que depois de qualquer exercício com o tronco, quando ele volta para vertical às linhas musculares dele devem restabelecer, sendo que esse proporciona equilíbrio entre as paredes anterior e posterior.
            Em todos os exercícios as figuras mostram movimentos e alongamentos que promovem curvas no corpo dando a impressão de leveza do movimento e mantém as proporções do corpo, "Observe que a posição das mãos sugere uma forma esférica, que ajuda a manter a largura dos ombros, necessária para manutenção dos espaços e volumes."
           Todo esse trabalho de desenhar o gesto foi possível ver nos vídeos que a Nina trouxe para gente, aonde vimos três pessoas dançarem o mesmo estilo de dança. O primeiro homem fazia movimentos rápidos e lentos, jogados, com impulsos e pulos explorando mais seus equilíbrios assim desenhando menos o gesto; já a mulher, mantinha por mais tempo uma velocidade mediana, onde controlava mais seu gesto, o olhar dela era mais focado no seu movimento, ela criava uma topografia mais visível; o terceiro dançarino manteve uma velocidade lenta onde podíamos ver mais minuciosamente o gesto, e com essa velocidade observei que ele exigia um controle maior do que os outros, uma precisão maior e o efeito do vídeo mostravam o desenho que ele fazia com o corpo, mas quando tiravam o efeito continuávamos vendo esse desenho só com a sua movimentação.

Um comentário:

Angelica disse...

Eu gostaria de fazer um curso de expressão corporal para se sentir mais confortável com mim mesmo e do meu corpo. Eu faço coisas para se sentir bonita, eu faço tratamentos com condicionador, fazer tratamentos de pele. Mas ainda preciso de algum curso especial para aceitar o meu corpo e se sentir confortável.