sábado, 9 de julho de 2011

Artigo - Expressão Corporal 1 pela aluna: Renata Barroso Paixão

As aulas de expressão corporal I foi algo que me surpreendeu durante esse semestre, não imaginava como ia vir a ser, mas também não sabia que ia ser do jeito que foi. Fizemos aquecimentos, alongamentos, exercícios corporais, exercícios de respiração junto com a movimentação do corpo, usando os espaços da sala e entre outros. Mas com uma finalidade, a expressão corporal.
Ministrada pela professora Renata Meira e com a ajuda da aluna de mestrado da Renata Vanessa e a coreógrafa do curso de teatro Ana Carolina, nossas aulas iam acontecendo através de ‘brincadeiras’, partíamos de movimentações feitas por nós mesmo e texto, fazíamos aquilo corporalmente, e assim ia saindo as expressões corporais.
No decorrer do processo lemos alguns fragmentos, páginas de livros sobre corpo e movimento que me ajudaram a ter um melhor entendimento sobre o que estávamos vendo e fazendo dentro da sala de aula, entre eles “Domínio do Movimento” de Rudolf Laban que explica as verias formas de comunicação com o corpo, sem o uso da palavra, podemos nos expressar e nos comunicar, que para alguns é extremamente fácil. Para que isso aconteça Laban descreve alguns elementos que faz com que o ator/dançarino tenha um melhor domínio, que são: Pressão, leveza, sacudir, sustentar, torcer, pontuar, socar, ter flexibilidade, recolher, espalhar, etc. Já que citei a palavra ‘domínio’ não posso deixar de falar de outro texto que foi lido também, é “Desenhar o gesto” de Ivaldo Bertazzo e Andréa Amaral Cartillo, que foi um texto com pouca escrita e muitas figuras demonstrando como esses movimentos que estávamos estudando. Textos diferentes, com comunicações diferentes e autores diferentes, porém com uma relação muito grande, pois Laban escreve como deve ser e Ivaldo e Andréia coloca de forma visível como é. Para ter uma melhor visão disso tudo, acho que o exercício que fizemos dentro da sala numa determinada aula me ajudou a ter um melhor entendimento foi no dia em que a professora Renata fez um aquecimento com os exercícios do livro de Ivaldo e Andréia e em seguida distribuiu alguns balões e deveríamos trabalhar com ele corporalmente. Assim, foi necessário usar as ‘instruções’ de Laban, sustentabilidade corporal, leveza, firmeza e flutuação. O deslizar foi um elemento que me chamou uma atenção maior, pois é leve, mas ao mesmo tempo necessita de uma força interna pra ser sustentado, todo esse cuidado para que o balão não estourasse e assim conseguíssemos colocar o corpo como Laban nos dizia.
No final de todas as aulas apresentávamos uma seqüência de movimentos que tíamos feito durante a aula do dia ou continuação da ultima aula, isso nos ajudava no desenvolvimento do movimento e, acredito eu que outro fato que ajudou toda a turma de ter uma melhor visão de como ela estava se saindo durante as aulas, foi o fato de darmos uma única palavra a cada aluno.
Foi um semestre com um processo muito interessante que me possibilitou várias descobertas do corpo que na matéria de ‘Consciência corporal’ ainda ficava algumas dúvidas e que só agora descobri o porque de algumas coisas.

Nenhum comentário: