sexta-feira, 1 de maio de 2009

Caderno do nós - Breno (FECHADO)

Aula começou como de costume, com a leitura do caderno do nós, dessa vez escrito por Luiz Faria, mas se desenvolveu diferente, pois não tivemos a pratica. Posso dizer que o caderno do Luiz construiu a aula de hoje, pois foi a partir dele que podemos esclarecer algumas coisas.
O “Em dehours” termo francês muito utilizado na dança que é a posição que coloca os pés voltados para fora pode ser em um ângulo de 180 graus ou não. O que se deve observar na postura não é apenas os pés, mas o alinhamento deles com o joelho que parte de uma rotação que vem lá do quadril e do fêmur. O termo informal que uso para explicar o alinhamento do joelho com o pé é que o joelho olha para o pé o que significa que eles estão apontando para as mesmas direções que os pés.



A quinesfera (esfera de movimentos do corpo) de uma pessoa pode ser invadida por outra. Algo interessante dito foi que as diferenças culturais podem ser notadas por essa invasão da quinesfera ou não invasão, o exemplo citado foi da Duda deitada no colo de um colega durante a aula o que representa uma invasão, mas que é normal dentro da nossa cultura, já na Alemanha esse ato seria interpretado de forma diferente, como lesbianismo, por exemplo, pois a invasão da quinesfera não é comum.
A discussão depois estabelecida foi a da educação motora e educação somática. Enquanto a primeira está mais relacionada com a educação física e biomecânica a segunda entra em campo mais complexo que aborda o auto-conhecimento do corpo. Um dos exemplos citados foi o basquete, na educação motora se estudaria o movimento com o objetivo de acertar a sexta e na educação somática a sensação que o movimento de acertar a sexta causaria. Pode-se dizer que a educação motora é mais mecânica, mas para explicar melhor a educação somática vou usar agora idéias colocadas no site: http://www.movimentoes.com/page-4p.htm.
Para o bailarino, ator e músico: A proposta da Educação Somática contribui à ampliação do vocabulário gestual e ao desenvolvimento da capacidade de expressão, tornando o corpo mais disponível e criativo face às exigências das profissões performáticas.
Para o psicólogo ou pedagogo: Através das propostas da Educação Somática, a pessoa pode ser levada a reconhecer um continuum entre suas sensações, emoções, pensamentos e identidade, o que contribui a um aprofundamento do processo de autoconhecimento. Visando o desenvolvimento da auto-estima da pessoa, o psicólogo ou pedagogo podem lançar mão de técnicas através das quais a pessoa pode refinar sua consciência corporal, integrar diferentes facetas de si próprio e transformar a percepção que tem do mundo.
Bom, vamos flar de músculos - falamos de três: Sartorio, tibial e iliopsoa. O sartório é um musculo que contorna o fêmur, começa na espinha ilíaca e termina na parte de trás do joelho, sua função é a rotação do fêmur para fora e a flexão. O musculo tibial como o proprio nome diz fica na região da tíbia e faz a ação de torção do osso para o lado de dentro. O Iliopsoa é uma musculatura interna profunda anterior a pelve, sai da coluna e passa por baixo da cabecinha do fêmur é responsável pela curva da lombar e levantamento da perna. (Complementação sobre a Iliopsoa da Letícia - bailarina)
Uma coisa que esclarecemos é que o quadrilátero utilizado nas aulas anteriores que é o desenho formado pela cintura pélvica e pela cintura escapular nada mais é do que uma figura imaginativa que serve como estimulo e nos da mais consciencia sobre o corpo.
A Renata falou sobre estudarmos os ossos ao invés de estudar os músculos devido a diversidade de musculos o que daria muito mais trabalho, sendo que a consciencia ossea pode nos levar ao movimento acionando automaticamente a musculatura. Na hora de alinhar a coluna se tivermos a consciencia de projetar a cabeça pra cima, alinhar os ombros e encaixar o quadril os musculos ja vão fazer a força necessária para manter a postura. Lembrando que essa força tem uma medida, não é uma grande contração é apenas o suficiente para na se desmanchar.
A diferença de nivel e plano foi lembrada. Nivel esta relacionado a alto, baixo e médio, plano está relacionado a sagirtal que chamamos de roda, transverso que chamamos de mesa e por ultimo o que ficou para ser pesquisado que chamamos de porta, acredito que seja plano frontal. Quando falamos do plano porta temos as direçoes: lado-lado-cima-baixo, no plano roda: frente-tras-cima-baixo e no plano mesa: frente-tras-lado-lado. O Diego mostrou imagens legais, uma de uma pessoa em pé representando o nivel alto e o plano porta, outra de uma pessoa agachada representando nivel médio e plano roda e uma ultima de uma pessoa deitada, nivel baixo e plano mesa.
Falamos também sobre tempo, espaço, peso e fluencia. Tempo: rapido - lento, espaço: grande-pequeno, peso: leve-forte e fluência que segundo o intendimento da professora esta relacionado com movimento livre ou contraído, impulso. A ju leu um definição que fez com que ela intendesse melhor esse fator, peço para que ela comente sobre isso.

O que mudou quando a matéria deixou de ser consciência corporal e virou expreção corporal?
Consciencia corporal - percepção sobre o seu corpo
Expreção corporal - percepção do outro em relação à você.
No outro buscavamos algo interno para realização dos movimentos, agora isso já não importa, o importante é o que é visto.
Para finalizar falamos sobre aumentar nosso repertório de movimentos a partir dos movimentos dos outros, da imitação. Foi citado como exemplo os alunos que imitam os professores, um ótimo exercício. A cintura escapular do Diego é mais triangular enquanto a da Letícia é mais reta, uma forma do Diego imitar a Letícia é projetar os ombros para cima buscando essa reta e são esses fatores corporais que podem aumentar nosso repertório na hora de criar um personagem.
Fico por aqui, não deixem de comentar com possíveis correções e inclusões!!!
Abraço turma!



Esclarecendo o que eu quiz dizer com cintura escapular mais triangular e cintura escapular mais reta: Na verdade se trata apenas de uma posição de ombros.

Breno Maia

5 comentários:

Maria Cláudia S. Lopes disse...

Pôxa, foi muito jóia ler a sua postagem, e acompanhar as discussões que estão rolando na turma da noite: semelhanças e coisas diferentes. Não entendi bem essa coisa da cintura escapular mais triangular ou reta no final...depois me explica?

Letícia Esteves disse...

Breno, a postagem tá muito boa, deu pra pegar bastante o conteúdo discutido, só uma informação a mais sobre o Iliopsoa que eu havia anotado em sala: O músculo sai da coluna, passa por um 'furinho' nos ísquios e encerra no trocanter menor, é responsável pela curva da lombar e levantamento da perna. (pelo menos foi o que eu entendi)

Luís (Faria) disse...

Bacana seu Breno, mandou bem ai informações importantes.Nada como ter alguém fazendo os registros.Tá funcionando o "nosso" caderno do nós para nós, sem nós e tropeços (e trocadilhos).

AbraçU

Letícia Esteves disse...

Correção do meu comentário: o iliopsoa não passa pelo furinho dos ísquios, mas passa por baixo da cabecinha do fêmur. De resto, tudo certo, é que a Renata tinha mentido pra gente... ahuahauhau =P

Anônimo disse...

Breno,

Antes de fechar a postagem, corrija a parte que fala das figuras que eu mostrei: a imagem do velocista agachado representa o uso do plano roda, nível médio, ok?

Até até.
Diego Lage