domingo, 24 de maio de 2009

Caderno do nós (21/05/09)





Caderno do nós (21/05/09)
Postado por: Adriene Maycol (turma noite)

(FECHADO)

A aula começa neste dia com a prática, P.F. (pés flexionados), foram feitos seis trios de colchonetes pela sala, esses trios de colchonetes foram montados como duas fatias de presunto enroladas uma virada de costas para outra, com outra fatia por cima. Em cada trio de colchão tem o espaço para duas pessoas, em que as duas deveriam estar deitadas uma de costas para outra, com metade das escápulas no colchão, com os pés no chão mantendo entre eles certa distância de forma que fiquem paralelos, os joelhos para cima (dobrando a perna), os braços esticados no chão apontando o pé e mãos para baixo.
Agora escolha uma de suas pernas levante metade pra cima mantendo a outra perna não escolhida dobrada ainda com os pés no chão agora forme a curvatura de seu pé (pé de papagaio) força no tibial, então pegue o pé quem conseguir o Lúis precisou de uma forcinha, e massageio metatarso, unindo-o como concha e também separando – o tornando o pé como se fosse uma colher de sopa de chá mas cuidado não é para espremer o pé, esse exercício teve o foco na curvatura do pé. E sempre com os dedos dos pés para baixo nada de dedos apontando para o teto minha gente, e mantendo sempre o alinhamento do quadril e de preferência para quem conseguir tente enquanto estiver fazendo o exercício manter os braços erguidos no formado de assas de passáro, isso ajuda abrir a escápula. Agora vamos fazer o mesmo com outra perna.
Ao acabar vamos agora fazer todo o mesmo processo mas com a diferença em que vamos trabalhar os espaçamentos dos ossos do pé então no lugar de fazer massagem no metatarso separe seus dedinhos um osso do outro osso ( trabalho do inter-ossos), um por um vai até sentir o último ossinho de cada dedo em seguida passe para o outro pé e faça o mesmo processo.Ao terminar estique uma perna para baixo mantendo a curvatura do pé, agora levante a outra perna sem dobrar o joelho e estique segure-a com as duas mãos " a mão empurra o pé, o pé empurra a mão", trabalhando a força, isso dói mas vamos lá galera a gente não morre porém tem que respirar "Bailarina" ,e Breno vê se para de dizer que isso não dói poxa está todo mundo quase tanto um treco.Com esse exercícios trabalhamos muito também o alongamente.
Agora vamos abaixar e esticar as pernas e abrir os braços mais não é para relaxar o corpo tem que manter o tônus agora feche os olhos e respire vamos fazer o oito: afunde o esterno,passe pelo quadril,depois pelo ísquio,passe pelo púbis volte pelo umbigo,vá até o pescoço,o palato e volte novamente, eu acho que ordem é essa,em que esse trabalho do oito da uma dês compreensão da coluna e acomodação do tórax.Agora vamos ficar de pé e formar duplas, em seguida cada um de cada vez, cada qual com o seu(a) parceiro(a), fique de costas para "o (a) coleguinha" pegue um pedaço de pano e estique coloque no quadril e dê para seu parceiro segurar o pano, apenas segurar, agora novamente desenhe o arco de seus pés, força no tibial,alongue o pescoço nada de pescoço caído para baixo, alinhe o quadril em seguida peça o parceiro para puxar o pano ele puxa e você sente o glúteo e o abdômen, então depois disso dê uma força para "seu coleguinha" sentir essa experiência se colocando no lugar dele.
Vamos agora de novo cada um de cada vez, cada qual com o seu(a) parceiro(a) estique o pano coloque na cintura pélvica e jogue ele para trás passando o por de baixo das pernas,ficando de frente para "seu (a) coleguinha" que vai segurar as duas pontas do pano para de puxar mas antes que ele(a) de puxe, monte seu arco do pé,abra o fêmur,mantenha a força do pé para frente não esqueça de encaixar a escápula e alongar o pescoço estamos também exercitando o rotador( o que sai do trocander e vai para o ísquio (rotador) e mas uma vez ajude seu(a) coleguinha a fazer essa atividade.
Vamos esquentar o negócio botar mais tempero, novamente de dupla, um de frente para o outro bate a sua mão direita na mão direita do outro, bata palma, mão esquerda sua mão esquerda na mão esquerda do outro mais outra palma repita isso mais duas vezes, é vez do pezinho,bata o seu pé direito no pé direito do(a) coleguinha e depois bate os dois pés no chão, agora bate seu pé esquerdo no pé esquerdo no pé esquerdo do(a) coleguinha e os dois pés no chão repita isso mais duas vezes,lembrando que o tempo do exercício somos nós que fazemos mas mesmo quando for tempo lento não significa que devemos manter o corpo lento.
Saia andando pela sala sem focar em alguém, não marca caixão não galera, em que o primeiro tempo é de oito: um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete e oito. Agora vai ficar mais difícil cruze uma das pernas na frente do joelho formando um quatro e bata em seu pé que está cruzado,em seguida cruze a outra atrás do joelho formando mas um quatro porém invertido e bata de novo no pé cruzado repita mais uma vez, terminando com a perna que começou dobrada em cima e na frente do joelho bata no pé do lado de dentro mais uma vez, agora tire da forma de quatro mas continue com os joelhos dobrados e com os pés fora do chão, por exemplo como se eles estivessem prontos para matar uma barata( flexão do pé), mas atenção, mantando a barata formando a curvatura do pé,bata no pé do lado de fora, bata – o no chão, levante a perna com os joelhos dobrados e bata no pé do lado de fora novamente.Faça todo esse processo de novo mas começando com o outro, se você começou dobrando a perna direita por cima da perna esquerda na frente do joelho formando um quatro agora comece da esquerda assim você irá para um outro lado.
Vamos juntar as duas atividades anteriores vamos vê como é que fica, está bonito mais não deixe cair o ombro e sem jinga de malandro pode até ter molejo mais sem jinga, se não, não vai adiantar todo o trabalho que fizemos começo da aula com os pés, fêmur e sempre mantendo os pés paralelos, se liga aí Duda mas fica tranqüila que de vez enquanto eu também tenho esse problema.
Vamos passar para o terceiro passinho escolha uma das pernas levante ela dobrando o joelho, ficando de novo com a perna escolhida em posição de matar barata em seguida dê uma palmada no pé no lado de dentro e outra palmada do lado de fora provocando assim uma curvatura nas costas, bata o pé no chão e faça o mesmo com outro pé que se manteve no chão deste o princípio, ao terminar repita o processo com o pé em que começou a atividade e no final dê uma palmada na coxa da mesma perna. Faça o mesmo processo mas começando com outro pé ,tipo assim se você começou com o direito agora vai começar com o esquerdo e no final em vez de dar uma tapa na coxa direita vai dar uma tapa na esquerda.
Agora vamos juntar os três exercício mas com diferentes tempos tanto o lento quanto o rápido mas Renata sempre retomando que não se deve perder o tônus "mesmo quando o movimento for lento, a energia, a força continua a mesma apenas o tempo é que muda". No final "A voz do povo é a voz de Deus", todo mundo pede velocidade máxima, segura peão, não sei se todos deram conta mas ninguém caiu não. Assim termina a prática de hoje com o foco no pé curvatura, trabalho constante do tibial, abrir o fêmur e o"oito".
Vamos se sentar em roda para teoria, começando com a leitura do caderno do nós da aula passada feita pelo André e lida pelo Lúis, em seguida a discussão sobre o trabalho pedido para ser entregue nesta aula sobre o Laban, algumas pessoas manifestaram a forma de ter feito o trabalho levantando dificuldades que devem em fazer sem saber se o que tinham feito estava certo.No fim das contas percebemos que cada um vez mais ou menos de um jeito mas a professora sabe que estamos em desenvolvimento para o artigo final.A professora mostrou a partitura do Laban sobre os extremos e disse que vai trazer uma partitura de uma tal de Ciane que mais fácil de entendimento.
A Renata dize que é para ler o livro " O papel do corpo no corpo do ator" da Sônia da pág. 135 a 149 a ser feito um diário de leitura que relacione o texto da Sônia com o nosso percurso corporal desenvolvido no curso para ser entregue na próxima aula. A professora comentou sobre o artigo final a ser feito e explicou novamente as notas a serem distribuídas neste semestre, lembrando a distribuição de pontos dos 100 pontos: 50 pontos, conversa com professora, 30 pontos o artigo final e 20 pontos o "caderno do eu", agora vê se não esquece mais pessoal. Vez um silêncio e Ana Paula começou a ficar inquieta e Guilherme fala que é fogo na periquita todos riem inclusive Renata que não se conteve e naquele momento se despediu, "até a próxima...".

É isso aí galera, aloha!

Um comentário:

André Luz disse...

Adriene, adorei a comparação dos colchonetes com as fatias de presunto! kkkkkkkk
muito boa postagem, descreveu muito bem tudo o que fizemos na aula, aliás, que tanto de coisas fizemos né?
Beijos!