quarta-feira, 1 de abril de 2009

Caderno do nós- Turma Noite


PÉS E MÃOS RITMADOS

por: Juliana Lopes

Começamos a aula, esclarecendo as postagens e os comentarios do Blog.
Carla, leu a reflexão do caderno do nós, feita pelo Simon e conversamos sobre o que ficou legal e sugerimos novas formas de comentarios ( postagens).
Aguem bate na porta ... Rafael ( um novo, velho aluno) entra e escultando o término do texto do Simon, falou que sentiu como se estivesse presente na aula anterior.
Falamos mais um pouco do Blog ...
Entregamos o texto dissertativo ...
Entramos na parte prática da aula :)

Renata ensinou uma nova musica para nós " ...e o cata-vento girava, giraaaava , pra lá..)o famoso cacuriá"O cacuriá é uma dança típica do estado do Maranhão, no Brasil, surgida como parte das festividades do Divino Espírito Santo, uma das tradições juninas. A dança é feita em pares com formação em círculo, o "cordão", acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino (pequenos tambores)". Para esta dança, fizemos em trios e algumas duplas, cada um segura no braço do outro e arma o cotovelo, para manter o equilibrio, rodando todos para um lado, depois troca de braço e gira para o outro lado, soltando o peso, mas mantendo a tração no centro da roda.ah! os pés...os pés ficam ritmados conforme a musica, em pequenos passos andantes, e o quadrilátero(é a parte superior do nosso corpo,composta pelo toráx,cintura, etc..nos ajuda a ficar alinhados e em equilibrio. Me ajudem se eu estiver errada ) sempre ali, sendo mantido, para o corpo nao ficar torto.

Fizemos um exercicio , trabalhando com os pés ,cada pessoa pegou um pedaço de pau, colocamos no chão e subimos com o metatarso, apoiando ,andando de um lado para o outro,como se fossemos papagaios.
Sentamos no chão e empurrando osso por osso para 'abrir' os pés, deixando-os em arcoflexão, Renata ensinou um novo ritmo de dança, Catira "Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e européias, a catira tem suas raízes em Mato Grosso, Goiás e norte de Minas",algumas pessoas estavam com dificuldades, então fizemos outro exercicio, pegamos os paus, colocando-os em pé e apoiando com somente um pé em arco transverso , estavamos com dificuldade, Renata nos ajuda com o exemplo do pezinho do bebê, para fazermos parecido. Dançamos a catira novamente e o resultado foi bem melhor,joelhos flexionados e "Eu gosto do pão de queijo no café da manha , sou de minas e não nego da catira sou fã. Tá,tá,tá,ta,tá,tá,tá...Tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá" (o sapo não lava o pé) Carla deu a idéia dessa musiquinha,melhorando nosso ritmo,marcando melhor a musica da catira.[]

Renata fala para Breno trabalhar o ritmo e para Eduarda trabalhar o alinhamento.
Conversamos sobre o culote e ficou uma dúvida do que realmete é o culote, então,"Culotes são acúmulos de gordura nas laterais das coxas, bem ao lado e também um pouco abaixo da região do quadril. A aparência é de um alargamento exagerado do quadril, somente na lateral das coxas".Em nossa conversa com a professora descobrimos como é a articulação da escapula com o tórax, a escapula desliza sobre o tórax.
Dançamos, novamente a musica do catavento, articulando o cotovelo, Renata fala : " Arma o cotovelo, Solta o cotovelo" e descobrimos que quando torce o cotovelo, torce o Úmero, para dançar deixamos os cotovelos armados. Breno queria saber onde é a cabeça do Úmero.Renata fala para mantermos o quadrilátero estabilizado,fizemos um ultimo exercicio, em duplas, com as mãos, mas era necessario utilizar todo o corpo e um certo equilibrio,a chamda SAUDAÇÃO ,Em duplas,ficamos com a mão fechada em posição de soco ,encosta uma mão na outra,deixa o polegar fora da mão, apoia um na mão do outo e abre a mão,com cada polegar na palma da mão do outro(no gordinho), mantendo o quadrilatero, um pega no polegar do outro e abre as mãos um em frente ao outro,encaixa dedos entre dedos e solta devagar.
Sentamos já no final da aula e identificamos as dificuldades e os ossos trabalhados nesta aula, através do livro " A coordenação motora" M.M.Béziérs. Breno viu a cabeça do Húmero.[]

Pesquisa da internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Um Abraço.

4 comentários:

Luís (Faria) disse...

Sobre o que posso acrescentar, faço-o sobre a dança do Catavento:
- Quando giramos em dupla fazemos uma tração com os pés para nos ajudar em nosso equilíbrio;
- O armar o cotovelo significa nos dar mais
estabilidade com o par, e soltar-lo, nem tanto;
- Manter o equilátero estabilizado (tórax e ombros) ajuda-nos também a manter o equilíbrio e a postura. Ele é conseguido através do trabalho do conjunto das costelas/escápulas.

Renata Meira disse...

Muito bom Luiz!!!
Os comentários são colaborativos e de construção de conhecimento.

Juh Maltos disse...

obrigada luiz, seu comentario foi bastante válido, me esqueci de detalhar o exercicio.. abraço..

Juh Maltos disse...

Pessoal esta refeito o caderno do nós...o q puderem acrecentar..sou grata..
um abraço a todos.