segunda-feira, 13 de abril de 2009

Caderno do Nós turma Noite!!

[fechado]

Como toda aula, começamos com a roda para discutir sobre a postagem da Ju morena, Breno foi o escolhido por Renata para ler a postagem, depois que leu fizemos alguns comentários sobre a postagem, mais o comentário da noite foi o de bailarina que disse que todos devem ser mais freqüentes no blog, todos devem comentar e fazer comentários que ajudem as pessoas que postaram pela última vez, assim fica mais fácil recordar tudo sobre as aulas....Por isso gente vamos todos comentar viuu!!
Logo fomos para a prática bastões no chão como na aula passada os dois pés em cima dos bastões tudo alinhado andando de uma lado para o outro em cima do bastão, um lembrete para todos NÃO SÃO OS DEDOS QUE FICAM EM CIMA DO BASTÃO, MAS O METATARSO E NÃO VAMOS LEVANTAR OS DEDOS PORQUE SENÃO VAMOS PERDER TODO O TRABALHO não podemos esquecer isso gente!. O metatarso tem que ficar de uma forma que dê para ver os ossos do dedão e do dedinho alinhado. Depois levantamos os bastões posicionamos ele na nossa frente e colocamos o pé, temos que tomar cuidado com o nosso quadril ele ta alinhado ou não?!?!? Tem algum lado que está mais alto que o outro?? Para alinhá-lo vamos sentar na mão da Renata só assim vamos conseguir deixar tudinho nos devidos lugares.. Não vamos esquecer da força que estamos fazendo no tibial durante nossa conversass!!!
Depois dos bastões fomos fazer um exercício para indicar a musculatura qual é sua direção. Começamos pela coxa a mão começa dentro da coxa e vai para fora..agora vamos acordar a musculatura que vai do trocanter até os ísquios ... Importante!! As mãos passa por baixo da dobra do bumbum eu e bailarina tivemos dificuldade de saber por onde a mão passava, então Renata mostrou para nós. Depois fomos acordar a musculatura do sacro colocamos as mãos no meio das costas e depois jogamos as mãos para fora.Acordamos também a musculatura das pernas que é da parte inferior do joelhor ao calcanhar
Nesta aula trabalhamos a escapula, fomos para fora da sala, lá para a escada para que pudéssemos ver o movimento da escapula, começamos colocando uma mão na escada numa altura que dava para sentir o movimento, depois fazíamos uma força como se quiséssemos subir a escada com aquela mão e depois voltava para o lugar, quando a Renata fez dava pra sentir direitinho o movimento da escapula.
A maioria das pessoas estava com uma certa dificuldade de sentir este movimento então fomos fazê-lo de uma forma mais fácil, voltamos para sala cada um encontrou um lugar perto da parede onde dava para deitar e colocar o cotovelo na parede de uma forma que o corpo estivesse alinhado dobramos as pernas e colocamos a outra mão no chão para fazer força contra o chão, depois de deitado colocamos o cotovelo na parede e o dedão na axila, então começamos a empurrar o cotovelo contra a parede, depois de empurrar lo tínhamos que desenhar um infinito na parede e ele deveria medir no máximo 5 cm, depois colocamos a mão e o cotovelo na parede começamos então a empurrar o cotovelo depois o punho e depois a mão como se fizesse uma onda na parede, a mão tinha que ficar num formato de concha, depois virava o braço e empurrava novamente cotovelo e mão, todos estes movimentos eram repetitivos ficávamos mais ou menos uns três minutos em cada, só depois disso que conseguimos sentir a escapula.No fim do primeiro braço andamos um pouquinho pela sala para perceber a diferença do braço trabalhado com o que não foi trabalhado, a maioria disse que tinha a sensação de um ombro estar maior que o outro [se alguém tiver sentido algo diferente comenta ai que coloco aqui depois.]
Fizemos novamente a batida da mão:
1 palma para começarmos juntos
1 soco horizontal
Gira a mão e coloca o dedão para fora
Abre a mão e coloca o dedão no meio da mão do amigo não esquece o equilíbrio do corpo que agora esta para frente
Fecha a mão e puxa os dedão.. agora o corpo esta com o peso para trás
Junta as mãos novamente agora com o corpo para frente
Agora fecha as mãos como se fossem namorados e vai jogando o peso do corpo para trás até ver que esta perdendo o equilíbrio, porém antes de perder todo o equilíbrio começa novamente com a outra mão.
Pegamos novamente os bastões vamos ver agora se trabalhamos direito o alinhamento do quadril.
Alinhou o quadrilátero pegou o bastão em uma mão e girou ele sem deixar ele cair.. não pode deixar o bastão sair da sua mão porque senão ele vai cair, Olha o alinhamento gente tem muito bastão caindo no chão..depois de um treinamento sozinho fomos brincar com o amiguinho..Agora temos que rodar o bastão em uma mão jogar o bastão para o amigo e pegar o bastão que o amigo jogou com a outra mão.
Agora vamos dançar uma dança que é tradicional no congo::
Duas filas uma em frente da outra cada um com seu par três passos de cada lado, cada fila vai para um lado olha musica ai gente:

PENEROU 3x
GAVIÃO PENEROU BATEU ASA E AVOOU
PENEROU BATEU ASA E AVOOU


Na hora que fala bateu asa e avoou pára e roda o bastão na mão e joga para o parceiro da outra fila o parceiro tinha que estar na sua frente e o bastão tinha que ser mandado ao mesmo tempo.
Brincamos muito pouco porque estávamos com uma dificuldade enorme de ritmo custamos fazer umas duas vezes certas todos erravam os três passinhos e também não acertava na hora que tinha que mandar o bastão para o parceiro.
No final conversamos um pouquinho sobre a relação da escapula com o quadril, Renata nos falou da tridimensionalidade da cintura, nos mostrou como mexer só o quadril e como mexer só a escapula.
Como todos puderam perceber nesta aula tivemos uma palavra chave:
ALINHAMENTO
Se não fosse o alinhamento não teríamos conseguido fazer nada na aula.

Bom gente acho que é só se esqueci alguma coisa... tenho certeza que sim... comentem ai que eu coloco aquiiii..não fiquem com medo de comentar este é nosso espaço..hahahahahaha

Boa semana galera!!!

Eduarda Pereira

3 comentários:

Letícia Esteves disse...

Dudaaa.
Algumas observações e sugestões:

*Quando falou de mostrar a musculatura sua direção, comentou assim: 'Começamos pela coxa a mão começa dentro da coxa e vai pra fora', acrescenta que a mão vai pra fora descendo pro rumo do joelho.
*E você esqueceu da musculatura das pernas: 'massageando' da parte interior no rumo do joelho, pro rumo do calcanhar.
*No exercício da parede, interessante colocar que deitamos no chão e ficamos com as pernas dobradas, planta dos pés grudadas no chão, assim como a mão do outro braço que não estava sendo trabalhado no momento (essa outra mão também poderia fazer força contra o chão).
*Depois do exercício do cotovelo na parede, e da caminhada, fizemos tuuudo de novo com o outro braço.
*Na parte do bastão, coloca que vc e o 'amiguinho' estão de frente um pro outro, rodando o bastão e lançando ao mesmo tempo.

Bem... era isso... ahuahuah
Eu não entendi a parte de sentar na mão da Renata.. foi quando ela procurou os ísquios da gente?

Beijos 'gataa'. ;D

Juh Maltos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juh Maltos disse...

A parte de sentar na mão da renata, era para ajudar no equilibrio, pois teve uma hora ,qndo estavamos com os bastoes em pé,na nossa frente,levantando apenas um pé,q algumas pessoas estavam tortas, dai a renata colocou a mão debaixo do bumbum p servir de apoio, p ficar mais alinhados, no exercicio..
Bom..foi isso q eu entendi...

beijos estrelas..