terça-feira, 13 de abril de 2010

Plano de Curso Expressão Corporal 1 2010I

Horário de aula: terças feiras das 19h às 21h30 – turma A
quintas feiras das 14h50 às 17h20 – turma B
Sala: Laboratório de Ações Corporais

Horário de atendimento: Terças feiras das 18h às 19h
Quintas feiras das 17h30 às 19
Sala: : Laboratório de Ações Corporais

Objetivos gerais:
· Utilizar o corpo como elemento expressivo no contexto da linguagem cênica;
· Relacionar treinamento, técnica e estética na perspectiva do corpo em cena;
· Relacionar-se com o outro para cuidar e para se comunicar (mostrar e observar);
· Reconhecer o corpo como um organismo sensível e cultural, produtor e decodificador de movimentos e
gestos;
· Criar e praticar movimentos expressivos conectados à subjetividade: emoções, pensamentos, snesações,
imaginação e memória.

Objetivos específicos:
· Criar e experimentar emissão de sons, palavras, melodias e ritmos como parte integrante do movimento.
· Selecionar exercícios e estímulos de movimento adequados às suas especificidades corporais.
· Experimentar e analisar diferentes estímulos para a criação de movimentos.
· Ampliar as capacidades e limites físicos e expressivos.
· Conhecer atividades de treinamento, relacionando a preparação corporal à expressão cênica.
· Refletir sobre as linguagens do corpo em cena.

Ementa:
Observação, criação, reprodução e análise de movimentos expressivos. Estudo de treinamentos e técnicas
elementares para o uso expressivo e espetacular da voz e do corpo.

Conteúdo programático:
· Estudo teórico e prático das atividades de expressão corporais, individuais e em grupo, que ampliem as
capacidades expressivas de movimentos;
· Corporificação de elementos fundamentais do movimento a partir do Método Laban, Método Bertazzo e
Antropologia Teatral;
· Estudo teórico, observação e análise sobre treinamento e técnica e a relação com a linguagem cênica;
· Prática e reflexão sobre as diferentes formas de estimulação do movimento expressivo:
as motivações interiores: memória, sensação, imaginação, pensamento e emoção;
narrativas corporais;
palavras de ação e intenção;
imagens internas e internalização de imagens;
o texto teatral como estímulo do movimento;
objetos, música, poesia, situações cênicas;
observação do contexto cultural.

Cronograma de trabalho:

Março – cuidado consigo e com o outro, criação de referências para percepção do processo de cada
estudante e princípios de comunicação – expressão e observação.
Abril e metade do mês de maio – retomada dos estímulos de movimentos aprendidos em consciência
corporal: memória, imaginação, emoção, raciocínio, sensação, impulso, apoio, gravidade, peso, força,
equilíbrio, projeção, oposição, resistência. Estudo de análise de movimento de Laban: espaço, tempo,
ritmo, energia; e princípios de movimento da Antropologia Teatral: olhos e rosto, equilíbrio, oposição.
Segunda metade do mês de Maio e Junho – estudos técnicos, observação e análise de movimento.
Julho – entrega do trabalho final.

Instrumentos e Critérios de Avaliação:
  • 20 pontos: Interesse e participação do aluno nas atividades propostas serão avaliados levando em consideração:a pontualidade na entrega dos trabalhos; freqüência nas aulas; profundidade e seriedade no desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula; elaboração e socialização de protocolo.
  • 20 pontos: Elaboração de Caderno do Eu e do Caderno do Nós considerando: Conteúdo; Dedicação; Apresentação; Pontualidade na entrega; Entendimento das diferenças entre registro objetivo e subjetivo; Discriminação das dinâmicas de memória, sensação, imaginação, pensamento e emoção.
  • 30 pontos: Texto relacionando a prática e a teoria, considerando: a elaboração processual dos Diários de Leitura; a contribuição para elaboração dos textos dos colegas; a clareza de idéias e complexidade da reflexão do texto final.
  • 30 pontos: Avaliação individual oral e avaliação coletiva.

Bibliografia:
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Pulo: Perspectiva, 2002.
BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.
BERTAZZO, Ivaldo. Espaço e Corpo: guia de reeducação do movimento. São Paulo: SESC, 2004.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2001.
Cadernos do JIPE-CIT: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e
Teatralidade/ Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas.
Escola de Dança – nº 1 Estudos do Corpo – Salvador: UFBA/PPGAC, 1998.
HERNANDEZ, Márcia Strazacappa. O Corpo Em-Cena. Dissertação de Mestrado UNICAMP, 1994.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.
LOBO, Lenora e NAVAS, Cássia. Teatro do Movimento: um método para o intérprete criador. Brasília: LGE
Editora, 2003.
____________________________ . Arte da Composição: teatro do movimento. Brasília: LGE Editora, 2008.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: abordagem da sistematização da técnica Klauss Vianna. Campinas:
UNICAMP, 2005. Dissertação de Mestrado.
MIRANDA, Regina. O Movimento Expressivo. Rio de Janeiro: Funarte, 1979.
OIDA, Yoshi. O Ator Invisível. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2001.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.
SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX.
Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2002.
Uberlândia, 16 de março de 2010. Professora Doutora Renata Bittencourt Meira

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