terça-feira, 20 de abril de 2010

CADERNO DO NÓS - TURMA A - 15/04/2010

Começamos com o protocolo proposto pela Maria Natalia:
Organizados em duplas, cada um escolheu um livro dentre os expostos no meio da roda pela Maria Natalia. Sob as orientações dela, cada um abriu o livro em uma página qualquer e escolheu uma passagem, frase, estrofe, ou a página inteira para ler e representar, em uma folha de papel, os sentimentos que a leitura lhe causasse, fosse com desenho, palavras, frases...
Depois as duplas trocaram suas produções (as quais postarei em breve) entre si e deveriam improvisar sobre a produção do outro. (tivemos um tempo para compor)
No momento da apresentação da improvisação, o outro colega lia a passagem que o inspirou no momento de expressar no papel suas emoções. Renata sugeriu que se a leitura terminasse antes da cena o leitor repetisse.
Apreciação do protocolo:
Foi percebido o link com as aulas anteriores no sentido de usar texto como elemento para improvisação; pela presença de leitura de imagens; por usar de leituras e releituras; de haver um mediador como o diretor da aula anterior, agora as imagens exerciam essa mediação.
Professora Renata parabenizou ainda Maria Natalia pela evolução desde o ultimo protocolo, no semestre anterior, principalmente pela assertividade na proposta.
Depois nos organizamos em trios de maneira que quem tivesse faltado na aula na aula anterior não ficasse no mesmo grupo.
A partir da analise feita das cenas na aula anterior, cada trio respondeu à 4 questões, para isso tivemos 20 minutos.
1- O que foi mais evidente nas observações de cada um?
2- Quais as diferenças na observação de cada um?
3- O que foi observado por todos?
4- Quais as dificuldades enfrentadas
Os faltantes da aula anterior falaram as respostas, segue as respostas de cada grupo: (OBS.: favor postarem em comentários as respostas dos seus grupos que eu atualizo depois;)
Laiza; Alessandra e Linconl:

(espaço para respostas)

Roberta, Clara e Lucas: como faltei, eu mesma falei.
1- presença dos apoios em praticamente todas as improvisações;
2- nas observações feitas da organização dos elementos corpo-tempo-espaço. Clara, tempo-ritmo da voz, pausas) Lucas, tempo rítmico do movimento;
3- presença do apoio e direção do olhar;
4- dificuldade de dissociação dos movimentos expressivos: força em relação à suavidade e rosto e olhar;
Ana Claudia, Felipe e Maria Nathalia:

(espaço para respostas)


Depois de socializadas as respostas, foi aberto o espaço para falar sobre esse processo de analisar cenas, em especial quanto às dificuldades.
Ana Claudia disse que observa mais o que é latente; o que a Laíza completou dizendo que a voz é forte devido à disciplina que fazemos e que faz muita referencia a essa voz.
Ouve avaliação de que o tempo é pouco pra observar tanta coisa o que foi rebatido em seguida ao perceber que quanto mais se vê mais tem o que observar, “da muito pano pra manga” Laiza.
Dificuldade de vários colegas em diferenciar os elementos o que alguns disseram que não é possível porque o corpo é um todo. Porém, a Renata esclarece que não é que haja uma dicotomia corpo X voz, mas que é possível dissociar por motivo de estudo, de analise.
Alem disso, “na expressão cênica, clareza e força de um elemento é fortalecido pro outro” Renata
E o Felipe disse que, num primeiro momento, fazer uso da voz favorece o olhar e a expressão, que sem ela precisam de mais trabalho para levar o expectador a um lugar próximo do que seria na presença dela.
É preciso fragmentar o olhar para perceber não o todo, mas grande parte.
Para fechar a professora trouxe um questionamento sobre o elemento central da cena. Porque toda cena tem apoio, fixo ou dinâmico, mas será o elemento central?
Pausa pra relembrar o acordo de sustentar o próprio corpo.
Continuando... esses, que aqui chamamos, elementos de expressão, são tratados por diferentes pesquisadores da área da educação psicossomática, do teatro, da dança... e, diante dos questionamentos da falta de tempo pra aprofundar na analise, Renata justificou que não era pra aprofundar, era só um primeiro contato pra entendermos melhor esses que são conhecidos como elementos de analise, tópicos corporais (Jussara Muller), premissas do movimento (Lenora), tópicos do movimento (laban), princípios comuns ou bons conceitos (Eugenio Barba).
Para entendermos melhor proposta de trabalho para 06 de maio de 2010
Em duplas, elaborar um texto de 1 a 2 laudas sobre a concepção dos encenadores acerca dos elementos constituintes do movimento e do trabalho corporal. Ficou assim a divisão dos encenadores por dupla:
Peter Bruke:
Grotowski:
Roberta e Emanuele
Stanislawski: Clara e Lucas
Artaud: Ana Claudia e Maria Natalia
Brecht: Marina e Alessandra
Meyer Hold:
Luiz Otavio Bournier: Laiza e Linconl
Sugestao de bibliografia: Papel do corpo no corpo do ator – Sonia Machado
Para próxima aula entrega do caderno do eu com os diários de leitura.
E dia 29/4 Ruinas Circulares

Como o Rafael eu peço para que postem as respostas aqui para que eu atualize e, não consegui scanear as imagens referentes ao protocolo mas olhem amanha de novo que talvez eu já tenha atualizado.
Bjos
Roberta Liz

4 comentários:

l disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
l disse...

Respostas do grupo ola que tal (Alejanda, Laiza e Linconl)
1- Nas observacoes do Linconl,notamos que ele tem um olhar mais atento para o movimento e texto, como eles se relacionam. Na da Alejandra, notamos que ela e perfeita e observou todos os itens propostos. (ainda tirou onda dos coleguinhas brasileiros). Nas observacoes da Laiza, notamos que havia um olhar mais focado para a voz, o tempo e o corpo.

2-As principais diferencas das observacoes comeca pela Alejandra, que e muito detalhada. O Linconl em todas as cenas apresentadas, sempre tem um olhar direcionado para a relacao movimento e texto. Laiza por sua vez, tem foco no tempo, voz e corpo, no entanto, observamos que o foco de suas observacoes mudaram de acordo com a apresentacao de cada colega.

3- O item observado por todos foi o corpo.

4-Muita informacao, pouco tempo para anotacao, e tempo de apresentacao de cena pequeno,foram as principais dificuldades enfrentadas pelo grupo.

l disse...

Robertinha, caso vc nao consiga scanear as imagens do protocolo, leva pra mim a imagem que a Alejandra fez pra mim, por favor. Que eu preciso dela pro meu caderno do eu =D
besos

Clara Bevilaqua disse...

Muito bem descrito... Bom colocar as respostas para colocar algumas reflexões no caderno do Eu.