Em roda, retomamos juntos algumas questões tratadas na aula anterior, já que alguns não estavam presentes (inclusive eu). Falamos do PROTOCOLO, que é uma ferramenta de memória sensível na qual poderemos trazer a nossa perspectiva da aula, e que hoje foi feito pelo Rodrigo, antes dele começar, fizemos uma breve discussão a respeito da diferenciação entre PROTOCOLO E PORTIFÓLIO.
O Rodrigo trouxe a proposta de caminharmos pelo espaço da sala 'nos sentindo GRANDES', o maior que conseguíssemos, nessa dinâmica da caminhada, ele foi fotografando um a um, para percebermos se conseguíamos visualizar na imagem da foto o nosso "tamanho ExG". Foi uma dinâmica interessante, e depois de realizada conversamos sobre a experiência, alguns falaram sobre a imagem que tentaram criar para se sentir grande, outros falaram da dificuldade que encontraram para executar a atividade sem um trabalho corporal anterior e ainda da diferença do 'grande' ao caminhar pelo espaço e do 'grande' ao parar rapidamente para o registro fotográfico.
Partimos então para uma atividade que envolve movimento, rítmo e coordenação motora, combinando batidas das mãos nos pés, sem abaixar o corpo, e o seguinte som: TATUM TATUM, TATUM TATUM, TATATUM TATATUM, TATATUM TATATUM.Sorteamos o "relator do caderno do nós" (que por acaso sou eu) e fizemos então o mesmo exercício só que agora com um novo som: BEBEL BEBEL, BEBEL BEBEL, BEBEBEL BEBEBEL, BEBEBEL BEBEBEL.
Agora a aula toma um rumo diferente, de maior atenção com o outro e consigo, fizemos em duplas uma sequência com 6 exercícios:
1º Iniciamos com a sequência de Ivaldo Bertazzo no chão, que inicia deitado no chão com a coluna alinhada, pernas e pés, mãos e braços, arqueados. Aos poucos vai virando para o lado esticando a perna e o braço que ficam por cima e mantendo o alinhamento corporal, cuidando para não girar o quadril nem aumentar a lordose, não entortar a cabeça e manter o arqueamento dos pés e mãos. Fizemos para os dois lados (D/E) sempre sendo orientados pelo colega da dupla.
2º O segundo exercício foi realizado com ajuda de um bastão e usa o método Pilates, seguramos o bastão com as duas mãos na mesma largura do ombro, entre as mãos apoiamos os pés e, deitados, empurramos o bastão para cima, o colega apóia para evitar que desalinhemos o corpo. Este exercício trabalha muito a musculatura abdominal e lombar, e ainda proporciona o alongamento do corpo como um todo.3º Partimos para um exercício que é realizado sentado no chão, com as pernas estendidas, o colega apóia a mão no peito do pé oferendo resistência, enquanto a gente forçava o pé contra essa força; trabalhamos desta forma o tendão tibial e ainda, a musculatura das pernas e abdominal.
4º Fizemos então um exercício até meio parecido com o anterior, mas iniciando da posição de "borboleta", com as solas dos pés unidas, enquanto o colega oferece resistência pelo peito do pé, fizemos o movimento contrário a esta resistencia, ao mesmo tempo empurramos a perna até conseguir esticar e ficar na posição do exercício anterior.
5º Partindo de uma posição de "quase coxi", em que o abdome está levemos tensionado, mantemos a posição de equilíbrio e o colega oferece resistência como se estivesse forçando para deitarmos, o exercício é não ceder à resistência oferecida.
6º O último exercício desta sequência foi o deslocamento das costelas, em que a gente deitava no chão de bruços (ou decúbito ventral), e o colega pegava firme na costela direita, puxando o peso do corpo para o lado esquerdo, na sequência, realizava o rolamento do corpo, aninhando um corpo ao outro. É um exercício bem legal, pois além de relaxar dá a sensação de acolhida, a acolhida que é inerente ao abraço.
Pra finalizar os exercícios, fomos então, em trios, para os CASULOS --> trata-se de um exercício em que a gente entra dentro de um tecido cilíndrico, enquanto isso dois colegas seguravam as duas pontas, puxando para um lado e para o outro, elevando do solo, oferecendo diversas formas de resistência. Foi bem legal, ajuda a gente a visualizar a questão da e x p a n s ã o do próprio corpo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1MD_VGNGo1mqBu6iQY-oeMORGvKtYG_tKAm_vhvsq2yGWga6ak1jFse3aTk5J60EssQhQC4ag1DHIikcePc50PD5LtOI3PW7uZFXppJRB8imOfvYbRtgZ534xBA_4SgtW1KH-wqRyT-9c/s320/casulo.jpg)
Hanna se prontificou a fazer o Protocolo desta aula no início da próxima aula, e despedimos com a mesma brincadeira do início
TATUM TATUM, TATUM TATUM, TATATUM TATATUM, TATATUM TATATUM.
Frases que ficaram:
"Transformar sensação em expressão"
"O corpo é convergente" (Bertazzo)
4 comentários:
Pessoal, desculpem esqueci de colocar, este é o Caderno do nós da turma B, da aula do dia 16/03/2010. OK?!
Bebel, você pode alterar sua postagem, veja que tem um ícone de um pequeno lápis abaixo de sua postagem, clique lá que aparece a janela de edição, daí você coloca na postagem estas referências.
bjs.
Muito se falou sobre a relação entre os parceiros no trabalho em grupo. O que eu percebi na aula é que ter uma boa relação (disposição) entre os membros acaba por facilitar um grande desejo de se envolver para o desenvolvimento do trabalho proposto.
Claro que não podemos deixar de buscar novos colegas, nos limitando a um trabalho, as vezes, já "previsível".
Essa busca deve partir de um interesse de inovação!
Como comentei hoje na aula, o que é diferente nesse trabalho que estamos desenvolvendo é a sintonia entre todos nós, que é muito diferente da que tínhamos no ano passado.
Postar um comentário