segunda-feira, 15 de março de 2010

Aula do dia 09/03/2010 - Turma B

Primeiro vamos definir aqui duas coisas básicas para a compreensão geral de toda turma.
Caderno do nós: Nele deve conter os relatos da aula de forma objetiva, descrições dos acontecimentos e exercícios. Mas isso de forma direta e não subjetiva. Sendo que este é virtual e compartilhado também com os outros alunos e seguidores do blog.
Caderno do eu: Subjetivo, nele o aluno pode colocar suas impressões sobre as aulas, da forma que ele se sentir melhor. É a maneira da qual o aluno tem de expressar seus sentimentos e aprendizagem sobre cada aula. É seu diário de bordo, físico.
Protocolo : A cada dia de aula um aluno deve fazer um protocolo livre de 20 minutos, sobre a aula anterior. De forma livre: um texto, um poema, musica. Impressoes que remetam a aula anterior.
Artigo: Será desenvolvido com base nas normas da ABNT - //www.abnt.org.br/ -faremos a reflexão do conteúdo trabalhado na disciplina, levando em conta o caderno do eu, caderno do nós e os textos lidos indicados pela professora Renata Meira.
Agora então começaremos apresentando os alunos da disciplina Expressão Corporal I Turma B






Rafael, Renata, Eluhara, Guilherme, Kátia, Hanna, Rodrigo, Maurício, Wesley, Saimon, Jamile e Bebel.



A aula deu inicio ao som de bolinhas de plásticos estourando, fomos buscar o novo material que será utilizado na disciplina e que utilizamos para exercícios em sala de aula, inclusive nesta mesma aula. O material se chama: Tábua equilíbrio para propriocepção.



Iniciamos a aula sentada na tábua, e começamos a perceber a nossa postura, então fizemos os devidos acordos com a professora Renata Meira, sobre cadernos do eu e do nós e o artigo. Também não podemos esquecer que acordamos de nunca ter corpo mole em sala de aula, nada de despencar. Ficamos sentados em uma postura que buscasse manter o equilíbrio na tabua. Depois caminhamos pela sala, para perceber a diferença postural do nosso corpo.
Nessa disciplina teremos ênfase no trabalho do corpo do outro também, observando e manipulando, isso pode ser definido como “cuidar do outro” e aprender através do corpo do outros aspectos no seu próprio corpo.
Fomos divididos em duplas para o exercício que consistia em manipular o corpo do outro, primeiro pegamos as tão graciosas “bolinhas”, um ficava deitado no chão, e pegava duas bolinhas e as colocava entre as escapulas, então vamos sentir as diferenças no corpo? O que se sente? O que se observa no outro?

Rafael: ajudar o outro? – referindo-se as bolinhas.
Renata Meira: Autonomia.
Agora é hora de colocar o outro em simetria com seu corpo, alinhar as pernas, braços e cabeças.
Rodrigo: Sinto-me torto.
Agora tanto quem esta deitado e quem manipula o outro deve passar a língua no céu da boca, pressionando os dentes. Qual a sensação sentida?
Passamos para a manipulação diferente, vamos por passos:
• O manipulador pressiona a sobrancelha do outro, com o movimento de levantá-la, o manipulado faz resistência a pressão feita pelas mãos do outro.
• Olhos : , não fazer pressão as pálpebras, fazer o movimento desde os olhos ate a orelha.
• Maça do rosto: pressionar a maça do rosto do outro, com o sentido de abrir a musculatura facial .
• Boca: Fazer movimento de abrir os lábios, com as mãos, mas com uma pressão menor, para não machucar os lábios. Manter o semblante neutro
• Queixo: Leve o queixo do manipulado próximo ao seu peito.
Descompressão da coluna: Manipulador com o dedão no occipital do outro e com os outros dedos segure a cabeça do outro. Hora de relaxar e confiar no outro, mexa a cabeça do manipulado para um lado e para o outro, para cima e para baixo.
• Peitoral: vamos abrir o peitoral, com as mãos,abrir os espaços entre os ossos. Uma mão procura a escapula e outra em sentido paralelo.
• Abrir espaços: entre os ossos da mão, sacudir o punho, abrir espaços dos ossos do pé também.
• Vamos andar pela sala e sentir a diferença.
• Palavras ditas pelos manipulados: Leveza, gorda, tensão, alivio, conforto.
Diga de Renata Meira para Renata(aluna): tente torcer seu tronco de forma alinhada.

Agora vamos trocar manipuladores e manipulados!!!!

Próximo exercício: Abra as pernas e traga o tibial para frente, o limite de abrir e manter o joelho para frente, alongando, fazer com os braços como se estivesse com uma bacia entre eles, sempre pensar no redondo. Manter torção com o ísquio e com o fêmur. O manipulador colocara o bastão sobre a bacia do manipulado, que deve se movimentar, com as mãos apoiadas no chão. Manipulador segure firme no quadril do manipulado, veja e observe como ele se locomove deste modo. Vamos trocar!!!

Agora vamos para as barras de metal da sala, cada um pegue sua tábua, segure na barra, e fique na com os pés na ponta da tábua, e vamos fazer movimentos somente com os pés, para frente e para trás. Difícil? Aonde esta a força? Abdômen entra também?


Agora vamos equilibrar a bolinha na tabua, corpo todo conectado, eixo, simetria, primeiro com os olhos abertos e depois com os olhos fechados. Risos!!!!




Hanna: Vistosidade

Conclusões do final da aula:
Rodrigo: Responsa!
Renata para Renata Meira: Porque expressão corporal 1 ao invés de consciência corporal 2?
Renata Meira: È chamado de expressão, pela necessidade do trabalho do olhar corporal do outro. A sua sensação de expressão e comunicação.
Hanna: Tivemos mais atenção com o outro. Silencio, concentração. Quando se deita no chão, percebemos o alinhamento.
Renata Meira: O que os da a noção de alinhamento no corpo?
Depois de varias repostas erradas....
Rodrigo: Labirinto. O labirinto nos da a noção de equilíbrio no corpo.


Labirinto – O que é?
“O labirinto, também conhecido como ouvido interno, congrega as funções da audição e do equilíbrio. Fica encrustado no osso temporal, um dos ossos do nosso crânio.
A palavra labirinto lembra uma estrutura complexa e elaborada. Assim, quando os anatomistas clássicos começaram a estudar o osso temporal, perceberam que havia tantas estruturas, tantos pequensos orifícios, tantas estruturas ósseas diferentes, que o nome labirinto foi a escolha lógica.
A parte anterior do labirinto, chamada de cóclea, está relacionada coma a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
A estrutura que liga a cóclea ao aparelho vestibular é chamada de vestíbulo (o “hall” de entrada do labirinto).
Dentro do labirinto ósseo existe um labirinto membranáceo, imerso em um líquido chamado perilinfa. No vestíbulo, o labirinto membranaáceo divide-se em duas pequenas bolsas: o utrículo e o sáculo. O labirinto membranáceo é preenchido por um líquido, a endolinfa.
As informações sobre o equilíbrio e a audição chegam ao cérebro através dos nervos vestibular e coclear, respectivamente. ” http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?542

Kátia: Desassociar as micro-ações do corpo, o que eu não preciso fazer do que eu preciso fazer, ativar micro-regiões do musculares.
Renata: Repetição para entender o sentido dos movimentos do corpo.
Eluhara: Ficando grande.

Nossa aula se encerrou. Rodrigo o protocolo da aula que vem é seu...


5 comentários:

Renata Meira disse...

bacana Wesley seu trabalho.
Minha contribuição: a proposta é de protocolo e não de portfólio.
Quem sabe a diferença?

Renata Sanchez disse...

Wesley, seu "Caderno do Nós" ajudou-me bastante nas reflexões referente a aula num momento posterior.
Obrigada.

Jamile Salomão SIlva disse...

Wesley, muito bacana o seu caderno do nós. Me ajudou muito a ilustrar a aula que perdi!

PS: Me senti mega excluida! Também sou da turma B e quero fotinha no blog! hauhahauhau

Wesley Nunes disse...

Jamile!!! ja coloquei a fotinha de vcs ai!!! Aqui nao vamos excluir ninguem!! jamais!!
Renata Meira... se vc puder postar a definição dada de protocolo na aula passada seria otimo....
Meninos alguém se lembra direitinho???
Vamos contribuir para o caderno do "nós".

Hanna Perez disse...

Wesley,
Gostei muito da riqueza dos detalhes sobre a aula.Foi possível voltar a ela com suas palavras. :D