segunda-feira, 22 de março de 2010

Caderno do nós - aula de 16/03/2010

A segunda aula da disciplina neste semestre letivo, iniciou com a famosa roda, a Renata veio com uma coisa nova que à primeira vista pensamos ser TERRORISMO: "-- Segundo o que combinamos na aula passada de que não aceitaremos ninguém 'desmontado' nos nossos momentos de roda, a partir de hoje nosso corpo deverá estar em estado de atenção o tempo todo: estaremos sempre ajoelhados no chão e sentados no calcanhar sem soltar o peso do corpo, mantendo a sustentação do abdomem ou, pra quem tiver problemas com o joelho, sentados com as solas dos pés unidas à frente e calcanhar sem contato com o chão, mantendo também a sutentação do abdomem." (Eu pensei: A Renata pirou!) Mas trata-se apenas de uma estratégia para não descuidarmos mais do nosso "estado de atenção".
Em roda, retomamos juntos algumas questões tratadas na aula anterior, já que alguns não estavam presentes (inclusive eu). Falamos do PROTOCOLO, que é uma ferramenta de memória sensível na qual poderemos trazer a nossa perspectiva da aula, e que hoje foi feito pelo Rodrigo, antes dele começar, fizemos uma breve discussão a respeito da diferenciação entre PROTOCOLO E PORTIFÓLIO.
O Rodrigo trouxe a proposta de caminharmos pelo espaço da sala 'nos sentindo GRANDES', o maior que conseguíssemos, nessa dinâmica da caminhada, ele foi fotografando um a um, para percebermos se conseguíamos visualizar na imagem da foto o nosso "tamanho ExG". Foi uma dinâmica interessante, e depois de realizada conversamos sobre a experiência, alguns falaram sobre a imagem que tentaram criar para se sentir grande, outros falaram da dificuldade que encontraram para executar a atividade sem um trabalho corporal anterior e ainda da diferença do 'grande' ao caminhar pelo espaço e do 'grande' ao parar rapidamente para o registro fotográfico.
Partimos então para uma atividade que envolve movimento, rítmo e coordenação motora, combinando batidas das mãos nos pés, sem abaixar o corpo, e o seguinte som: TATUM TATUM, TATUM TATUM, TATATUM TATATUM, TATATUM TATATUM.Sorteamos o "relator do caderno do nós" (que por acaso sou eu) e fizemos então o mesmo exercício só que agora com um novo som: BEBEL BEBEL, BEBEL BEBEL, BEBEBEL BEBEBEL, BEBEBEL BEBEBEL.

Agora a aula toma um rumo diferente, de maior atenção com o outro e consigo, fizemos em duplas uma sequência com 6 exercícios:
1º Iniciamos com a sequência de Ivaldo Bertazzo no chão, que inicia deitado no chão com a coluna alinhada, pernas e pés, mãos e braços, arqueados. Aos poucos vai virando para o lado esticando a perna e o braço que ficam por cima e mantendo o alinhamento corporal, cuidando para não girar o quadril nem aumentar a lordose, não entortar a cabeça e manter o arqueamento dos pés e mãos. Fizemos para os dois lados (D/E) sempre sendo orientados pelo colega da dupla.
2º O segundo exercício foi realizado com ajuda de um bastão e usa o método Pilates, seguramos o bastão com as duas mãos na mesma largura do ombro, entre as mãos apoiamos os pés e, deitados, empurramos o bastão para cima, o colega apóia para evitar que desalinhemos o corpo. Este exercício trabalha muito a musculatura abdominal e lombar, e ainda proporciona o alongamento do corpo como um todo.3º Partimos para um exercício que é realizado sentado no chão, com as pernas estendidas, o colega apóia a mão no peito do pé oferendo resistência, enquanto a gente forçava o pé contra essa força; trabalhamos desta forma o tendão tibial e ainda, a musculatura das pernas e abdominal.
4º Fizemos então um exercício até meio parecido com o anterior, mas iniciando da posição de "borboleta", com as solas dos pés unidas, enquanto o colega oferece resistência pelo peito do pé, fizemos o movimento contrário a esta resistencia, ao mesmo tempo empurramos a perna até conseguir esticar e ficar na posição do exercício anterior.
5º Partindo de uma posição de "quase coxi", em que o abdome está levemos tensionado, mantemos a posição de equilíbrio e o colega oferece resistência como se estivesse forçando para deitarmos, o exercício é não ceder à resistência oferecida.
6º O último exercício desta sequência foi o deslocamento das costelas, em que a gente deitava no chão de bruços (ou decúbito ventral), e o colega pegava firme na costela direita, puxando o peso do corpo para o lado esquerdo, na sequência, realizava o rolamento do corpo, aninhando um corpo ao outro. É um exercício bem legal, pois além de relaxar dá a sensação de acolhida, a acolhida que é inerente ao abraço.
Pra finalizar os exercícios, fomos então, em trios, para os CASULOS --> trata-se de um exercício em que a gente entra dentro de um tecido cilíndrico, enquanto isso dois colegas seguravam as duas pontas, puxando para um lado e para o outro, elevando do solo, oferecendo diversas formas de resistência. Foi bem legal, ajuda a gente a visualizar a questão da e x p a n s ã o do próprio corpo.

Ao final de tudo nos encontramos de novo na roda para falar a respeito de tudo o que aconteceu na aula e das sensações que os exercício despertaram na turma. Wesley levantou a questão de que o exercício que foi realizado em dupla, em que observamos e damos apoio ao outro, nos tráz também para o nosso próprio corpo, deixando-nos atentos à nossa postura e nossa própria execução dos movimentos (AUTO-PERCEPÇÃO) e a Kátia até lembrou que isso foi falado na aula anterior, sobre corrigir o colega e se perceber. O Rodrigo reforçou sobre o CUIDADO que se deve ter ao lidar com o corpo do outro, o que é fundamental para que o trabalho aconteça, pois se não há cuidado, não há CONFIANÇA; o que levou Hanna a comentar a respeito da importância de haver SINTONIA entre a dupla ou o trio para que o trabalho seja eficiente e Jamile lembra da necessidade de perceber o tônus do corpo do outro para conseguir realizar determinados exercícios. A Eluara falou de como foi perceber seu corpo ao ajudar o outro, do alinhamento do próprio corpo. Kátia relembrou a questão da ATIVAÇÃO DE TODO O CORPO para ESTAR PRESENTE em uma AÇÃO, que torna-se muito mais eficiente desta forma.

Hanna se prontificou a fazer o Protocolo desta aula no início da próxima aula, e despedimos com a mesma brincadeira do início
TATUM TATUM, TATUM TATUM, TATATUM TATATUM, TATATUM TATATUM.

Frases que ficaram:

"Transformar sensação em expressão"

"O corpo é convergente" (Bertazzo)

4 comentários:

Bebel disse...

Pessoal, desculpem esqueci de colocar, este é o Caderno do nós da turma B, da aula do dia 16/03/2010. OK?!

Renata Meira disse...

Bebel, você pode alterar sua postagem, veja que tem um ícone de um pequeno lápis abaixo de sua postagem, clique lá que aparece a janela de edição, daí você coloca na postagem estas referências.

bjs.

Maurício. disse...

Muito se falou sobre a relação entre os parceiros no trabalho em grupo. O que eu percebi na aula é que ter uma boa relação (disposição) entre os membros acaba por facilitar um grande desejo de se envolver para o desenvolvimento do trabalho proposto.
Claro que não podemos deixar de buscar novos colegas, nos limitando a um trabalho, as vezes, já "previsível".
Essa busca deve partir de um interesse de inovação!

Salviano disse...

Como comentei hoje na aula, o que é diferente nesse trabalho que estamos desenvolvendo é a sintonia entre todos nós, que é muito diferente da que tínhamos no ano passado.