terça-feira, 17 de março de 2009

Iniciando o artigo


Dia 19 de março não haverá atividade coletiva.

O trabalho, individual, será escrever um texto articulando Caderno do Eu (deste ano e do ano passado), Caderno do Nós e um, ou mais de um, dos trechos abaixo citados:

"'Conhecer a si mesmo - aprender a pensar - fazer como se nada fosse evidente - espantar-se, estranhar que o ente seja' (Deluzes, 1992:15) são atitudes que cultivamos, mas que ainda nos pareceriam tímidas se não acontecesse o salto criativo para a conceituação encarnada".

MIRANDA, Regina. Corpo-Espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p.86.


"O corpo é nosso instrumento de expressão por via do movimento. O corpo age como uma orquestra, na qual cada seção está relacionada com qualquer das outras e é uma parte do todo. As várias partes podem se combinar para uma ação em concerto ou uma delas poderá executar sozinha um certo movimento como 'solista', enquanto as outras descansam".

LABAN, Rudolf von. Domínio do Movimento. São PAulo: Summus, 1978. p. 67.

“Nesta etapa do trabalho, é fundamental a observação do peso de cada parte do corpo e do corpo como um todo. Empregamos o termo 'peso' segundo o conceito da Física, ou seja, resultante da ação da gravidade sobre os corpos. (Atentamos para não confundir com a nomenclatura de Laban, que o utiliza como fator de movimento.) É importante salientar a relação de peso e leveza, pois exploramos a independência das articulações por meio da percepção de peso das partes que se relacionam com elas, e não por meio da força e da tensão da musculatura, o que pode resultar na retração da articulação. Portanto, o direcionamento do peso do corpo pelo espaço possibilita a leveza do movimento. É pelo uso do peso no meu corpo, e não pelo abandono desta, que me oponho à gravidade”

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007. p. 56.


Em primeiro lugar, o simples fato de [o corpo] estar povoado de tensões e ser atravessado por forças impede que o consideremos um objeto colocado no espaço. (…) Aparentemente livre de qualquer influência exterior, o seu equilíbrio resulta do jogo dessas forças que o puxam para uma e outra direções, diminuindo o seu peso aqui, aumentando-o ali, deslizando segundo a inércia ou quebrando o movimento. (…) Basta que a consciência distenda uma tensão muscular em certo lugar para que um novo equilíbrio procure estabelecer-se: a repartição do peso do corpo mudou”.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. Lisboa: Relógio D'Água, 2001. p.26.



Perceba que o exercício de escrever sobre sua percepção da gravidade , a partir da apostila, foi um aquecimento para este texto que podemos considerar o embrião do artigo final da disciplina.

Veja que coloquei os trechos entre aspas, citei a bibliografia de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e coloquei o número da página de onde copiei os textos. Estes são procedimentos acadêmicos.


O texto deverá ser apresentado na seguinte configuração:

A primeira página deverá apresentar o título em letra comic sanz 14, centralizado e, logo abaixo, o nome do autor em letra comic sans 12, negrito. O texto inicia a seguir, depois de dois espaçamentos.

O texto deverá ser digitado em padrão word, letra comic sans 11, normal, interlinha 1,5, alinhamento justificado e as quatro margens com 2cm. Deve apresentar , no mínimo, 2500 e, no máximo, 5000 caracteres com espaço.

Um comentário:

Felipe Braccialli disse...

Então Renata, tive um pouco de dificuldade em fazer, não sei se entendi bem como você queria, mas espero ter feito certo!
Gostei de alguns dos textos que você colocou, você acha interessante, se eu tiver tempo, ler alguns deles ?