sexta-feira, 13 de março de 2009

Caderno do Nós - Noite (05/03/2009)

[por Letícia Alvares] - FECHADO



Conversas e Decisões:

Primeira aula do semestre começa sempre igual! Em roda, uma conversa básica sobre o que foi visto no semestre passado e sobre o plano de curso desse semestre, o que devemos estudar, e fazer, e trabalhos, e leituras, e cadernos do eu, e agora do nós (novidade em última mão), formas de avaliação e etc, etc, e mais etc.

O livro básico do semestre se chama “O Papel do Corpo no Corpo do Ator”, de Sônia Machado de Azevedo (Segundo informações da fessôra, encontra-se no Submarino por R$48,00). Pros conversadores de plantão que perderam as explicações, a Renata vai deixar o livro na Sala de Reserva da biblioteca pra quem quiser pegar lá, a gente só vai ver ¼ do livro, mas ela garante que vale a pena comprá-lo!

A avaliação será dada da seguinte forma:
. 20 pontos – Interesse e Participação.
. 30 pontos – Desenvolvimento, Conquistas, Contribuição com o Grupo (inclui me ajudar nessa postagem! Haha).
. 20 pontos – Caderno do Eu (caprichem, hein?!).
. 30 pontos – Texto (artigo), relacinonando teoria e prática.
(Por favor, me corrijam se estiver errada alguma informação)

Foi resolvido ainda que não vamos ter intervalo entre as três aulas, mas em compensação vamos sair às 21h30min, ao invés de 21h40min.
Acho que de informações importantes, é isso. Qualquer coisa que eu tenha esquecido, postem aqui!

Conforme lembrado pelo caríssimo colega Luiz Fará (ops, Faria, piadinha idiota...), também foi pedido em aula que lêssemos a apostila "Introdução à Anatomia", e fizéssemos um relatório sobre nosso corpo a partir de umas questões postadas pela Renata no blog.



Prática:

Pra tirar a preguiça um alongamento básico, estica o corpo, sacode, faz careta, massageia o rosto, ‘bate’ nas pernas, e essas coisas que já estamos mais que acostumados.

Não lembro exatamente a ordem dos exercícios, então vou colocando de acordo com a memória mesmo, ok?

Uma caminhada básica pela sala, deita no chão, e ai vem elas... Temidas por uns, amadas por outros... AS BOLINHAS! (tcham, tcham, tcham, tchaaaam!!!)
Põe as infelizes, opa, as bolinhas (brincadeira, Renata...) em uma das suas batatas – da perna ¬¬ – sente os apoios, respira fundo (não vale parar de respirar, ok?), e aguenta firme! Como ficou sua perna em relação à outra? Passa a bolinha pra coxa (Ixa. Tinha na coxa? Ai Renata, me acode). Enfim, repita o mesmo na outra perna. Agora tem a mesma sensação das duas pernas no chão?

Vamos subir mais um pouquinho... Bolinhas abaixo dos ísquios, confortável? Acima dos ísquios, melhorou? Depois na lombar, e sem levantar do chão, arraste-as até abaixo das escápulas, no rumo da costela, e pra finalizar, desça mais um pouquinho até que as bolinhas fiquem entre as escápulas! Ainda está vivo? Então tira as bolinhas e sinta o chão...
Lembrando que em cada local onde colocamos as bolinhas tem todo o processo de respiração, sentir o chão, os apoios, o peso, e tal.

Que tal tartaruga? (Achou que eu não ia conseguir, né?), senta, encosta a planta dos dois pés, segura firme e... woooooow. Conseguiu? Não? Tenta de novo, é só impulso, isso, se joga pro lado. Com o tempo todo mundo pegou a manha! E a sala estava cheia de bebês mimados! Haha
Agora o que acham de levantar no impulso? Dá uma tombada pra trás como se fosse dar uma cambota, se joga pra frente e levanta, foi? Esse é mais difícil né... Não vale usar a força das pernas e abdômem Ju!

E pra matar a saudade, uma provinha de Baiadô pra todo mundo!
Usando a dança pra explorar o espaço, não podemos esquecer de prestar atenção
nas relações de corpo, espaço e movimento, ok?

Começando com o cacuriá, a ginga tá no quadril! A cabeça nem mexe! É cacuriá e não caroço!!!

“Mergulhãaao, mergulhou no mar!”... (2 vezes)

Pegou peixe Mergulhão? Eu não! Mergulha no mar Mergulhão (2 vezes)

E tem que dar um passinho pra trás quando o outro mergulhar, senão fica difícil! Cada um fazendo sua parte... Assim que fica bonito!
E conforme lembrado pelo queridíssimo André é importante destacarmos também as dificuldades da roda, que de ínicio estava beeem bagunçada, conforme cada um foi se conscientizando do seu papel, o exercício foi fluindo... (se alguém quiser colocar aqui mais detalhada a formação da cantiga, fica a vontade, que eu não consigo lembrar direito... )

Agora assim um caroço, 'Caju e Mel'

Seu cantar tem um cheiro de chuva e vento

Seu olhar desconcerta o meu ser há tempos

Um sorriso que mistura o céu ,Num olhar de caju e mel (2 vezes)

Seu cantar tem o tempo do amanhecer

Uma paz e aconchego de emudecer

A fumaça que vem do café e a meia esquentando o pé (2 vezes)

Nos seus braços descansar, no meu passo vem bailar

Girar , rodar em "ses"

Cantar, tocar em ti

Olhares seus eu li

É como não caber em si


Isso, tem que dobrar as duas pernas ao mesmo tempo, levanta uma e dobra a outra, vai, issoooo! Viu que a cabeça levanta e abaixa? E depois daqueeeela remexida no centro, tem que sair com alguém, né? Achou seu par? Olho no olho e gira... pra não ficar tonto, não tira o olho do parceiro!
Durante a viradinha fica olhando e vira a cabeça de uma vez só pra pegar o olhar de novo...
Xii... não adiantou? Olha pra palma da mão que a tonteira passa...


Finalizando a aula... um ‘L’ na parede, vai lá, deita encostando os ísquios na parede, e estica as pernas pra cima, 30 segundos, agora borboletinha na parede, mais 30 segundos... estica de novo, e outra borboletinha. Agora abre as pernas (ainda encostadas na parede), 30 segundos e proonto, cansaram?... Isso ajuda a manter a postura quando sentados no chão, se eu entendi bem fortalece o músculo que sustenta as costas eretas! (É isso mesmo, né Renata?) Vou fazer todo dia agora! hehe


Enfim. Liberados!
Até semana que vem, gente!




by Letícia Bailarina.

2 comentários:

Simon Broenni disse...

Bailarina.
sua postagem me ajudou bastante pois apesar de eu ter faltado essa aula eu consegui pegar o ritmo..
beijocas.

André Luz disse...

Muito boa esta primeira postagem Léti, capricho e delicadeza evidentes, começamos com o pé direito este periodo, como sugestão deixo o processo de aperfeiçoamento da "parte Baiadô" da aula, onde na dança do Mergulhão tivemos uma certa dificuldade de sincronia e trabalho de espaço, acho que seria bom registrar como se deu isso. No mais tá ótima, beijos! *Baila comigo*