domingo, 15 de março de 2009

Caderno do Nós - Noite (12/03/2009)

O Corpo no Espaço

Começamos nossa aula com uma roda de conversa na qual fomos discutir sobre a postagem anterior da nossa bailarina, todos gostaram bastante da postagem da mesma, pois eu que não estava na aula pude sentir todas as expressões e emoções que meus colegas passaram na aula
Depois fomos combinar quem iria fazer a postagem da aula e como ninguém quis fazer eu me candidatei.

O Wesley foi falar das suas dificuldades de não mexer o quadril, falando que nas aulas sua mente quer fazer algo porem seu corpo não responde.
A Bailarina disse que às vezes ela chega ao objetivo de um exercício, mas que depois não consegue retomá-lo novamente.Segundo a Renata o Wesley precisa mais de manipulação ou de força, boa dica pra quem ta com as mesmas dificuldades.

O que e estabilização de quadril?
E parar o quadril e mexer o resto do corpo.

Renata citou nosso colega de aula Renan que está conseguindo a estabilização de quadril, no entanto deixa a desejar na respiração. Tônus tônus tônus... Bunitoooo.

Surgiu uma duvida entre todos. Quais as diferenças entre Bacia, Quadril e Pélvis?

Bacia é o nome popular que se dá à pélvis ou pelve. O esqueleto da pelve é formado pelo ílio, o ísquio, o púbis, o sacro e cóccix. Em aspecto morfológico há ainda que se citar que a identificação de um esqueleto como masculino ou feminino se dá através da medida do angulo sub-pelvico, o qual nas mulheres é consideravelmente maior que nos homens. Isso porque as mesmas precisam que este possa dilatar de forma a passar a cabeça de um feto

O quadril é a projeção óssea do fêmur que é conhecida como o trocânter maior, e os músculos e gorduras na região.

A pelve (ou pélvis) encontra-se na cintura pélvica dos Tetrapoda. É composta por uma série de ossos longos (em anfíbios, répteis e aves) ou chatos (em mamíferos), quase sempre apresentando os seguintes componentes: sacro, ílio, ísquio e púbis. São nesta estrutura que se inserem os membros inferiores e apóiam-se uma série de músculos ligados ao seu movimento.

Pratica:

Começamos com um exercício de subir e descer o ombro estabilizando o quadril. Apos o termino do exercício a bailarina descobre que também e ¨mutante¨ e tem um obro mais auto que o outro, diz ela que e porque quando era pequena ¨ com coisa que não e ainda ¨ usava calçados com um salto maior que o outro.

Depois realizamos um exercício que demos o nome de Bonecos de Olinda, no qual deixávamos os braços livre, no qual cada um deveria procurar um espaço na sala e depois andando, depois rodamos os braços super rápido 360° graus, ate parecia que iria ser arrancado do nosso corpo
Como toda aula não pode faltar o desenrolar da coluna fizemos ela nessa aula também, com a coluna desenrolada colocamos as mãos no chão e começamos a andar pela sala como cachorrinhos, projetando os ísquios para o teto.

Apos isso fizemos a ondulação de coluna oito vezes para cada lado. Logo que terminamos esse exercício fizemos um de passo de Tai Chi Chuan , ficamos um atrás do outro como um bloco em movimento em ritmos lentos prestando bastante atenção na respiração.

Depois repetimos o exercício em dupla um segurando a crista ilíaca do parceiro, alguns sentiram mais confiança, mas eu particularmente não gostei, pois perdi a concentração. Logo apos mudamos a forma do exercício deixando ele livre de acordo com a necessidade do corpo de cada um. Fim da pratica.

Apos acabarmos os exercicios práticos a Renata nos pediu uma palavra que definisse a aula pra cada um, alguma que me lembro: foco, determinação, paz, tranqüilidade, espaço. Sentamos e fomos falar sobre os exercícios a Renata gosto bastante, pois todos tiraram a preocupação da cabeça fazendo com que o exercício fluísse.O legal do ultimo exercício foi o espaço coletivo e o desenho que ele faz.

Video Tai Chi Chua: http://www.youtube.com/watch?v=DaOwK5ugocM

Pra finalizar fica um questão pra turma: Como seu corpo se direciona no espaço em relação e ele mesmo?

Fim.
Até a proxima aula.
Saimon

4 comentários:

André Luz disse...

Olá Saimon, acredito que sua postagem indicou todos os pontos altos da aula do dia 12/03, mas acho que estes mesmos poderiam ser mais bem detalhados em sua descrição, principalmente o exercício de "Tai Chi Chuan" que levantou várias questões que em minha opinião são pertinentes serem dissertadas, como a concentração exigida e adquirida com a prática, o controle do movimento do quadril, a base ideal estabelecida para um bom passo e uma coisa que notei foi a ansiedade ou pressa que senti durante o exercício, que contrastou com a calma e serenidade e brilhante performance de alguns colegas em sala. No mais é isso, e congratulações pela sua força de vontade e disposição em sala de aula e pelo interesse em ser o "poster" da semana. Abraço.

Letícia Esteves disse...

Completando o comentário do André, pode-se ainda falar sobra a posição dos pés no Tai Chi Chuan, a questão dos ângulos utilizados no exercício e tal. =D

E ah, correção: na verdade eu não sou torta por usar sapatos com saltos diferentes, comecei a usar os sapatos pra ver se concertava... mas não adiantou muita coisa! hahaha.
Sou tortinha por uma queda que tive quando pequena, que quebrei o cóccix e entortei minha coluna numa tacada só...!


Beeijos.
E inté tchurma!

Ps.: adoreeei o 'nossa bailarina'. ;D

Simon Broenni disse...

Andre muito obtigado por completar meu post, bem lembrado mesmo concentraçao e tudo.
Nossa bailarina muito obrigado tambem por lembrar dos pes que fez toda a diferença no exercicio e me desculpe por passar a informaçao do salto errado.

Beijos.

Breno disse...

Minha palavra foi distorção