sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sexta feira 19/06/09

Caderno do Nós (18/16/09)

O Tonos no Abdomen

Por motivos ortopédicos a aula do dia 18 de junho para mim foi como missa de corpo presente, e pela falta de presença constante na aula quis fazer o Caderno do Nós, como vocês já perceberam.

Podemos colocar mais coisas no nosso dicionário de Expressão Corporal:

Além de Trocânter, Maléolo, Condromalácia, podemos adicionar agora a “Bursite pré-patelar”. Para quem não sabe, a Bursite pré-patelar é a inflamação de uma bolsa sinovial, um saco membranoso revestido por células endoteliais na parte frontal da gelosia.

Trocando em miúdos: Aquele liquidosinho que faz a sua pele deslizar no joelho, quando a pancada lá é muito forte, ele pode inflamar, causando a bursite. Voltando a aula...

Logo no começo da aula, é dada “aquela” demoradinha pra todo mundo se sentar, e logo que a gente se senta, é visto no teto da sala um zoológico, que tomou um bocado de tempo. Segundo a Renata, o que cada pessoa visse definiria a sua personalidade. Após essa aula de definição de personalidade a gente leu o caderno do nós da aula retrasada, que não sei porquê, não foi lido na aula passada. E após essa leitura a Renata nos deu outra aula: “Como fazer um 8 para aliviar as dores lombares”.

Discutimos o que é apoio e tensão:

Apoio: elemento que servem de sustentação, ex: Coluna, pilares, etc...

Tensão: um certo grau de rigidez do apoio

Tivemos mais algumas discussões e finalizamos falando sobre Laban.

Acabando as discussões a Renata manda se levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Muita gente estava quase dormindo, e acredito que ela também. A nossa turma ou é 8 ou é 80, ou a atenção é morta, ou somos muito dispersos.

Fomos agora ler o Caderno do Nós da Bárbara, esse dia eu faltei, então não posso falar quase nada.

Depois da leitura veio a dúvida: Qual a diferença entre tonos e tensão?

Juliana Silveira: Tensão é quando o tonos fica demais

E daí surgiu até: Qual a diferença entre Tensão e Tesão?

Renata: A diferença é o “N”

Mas voltando a aula, que é o que importa, Tonos é como volume. Existe Tonos alto e tonos baixo, assim como volume alto e volume baixo. Tensão nada mais é do que o tonos alto. Falamos sobre pessoas que tem síndrome de down, que possuem hipotonos, mas que com treinamento e desenvolvimento pode ser adquirido um tonos mais forte.

INTERVALO

Próximo exercício, foi em duplas e um tanto difícil, fiquei imaginando como que eu iria descrever esse exercício aqui, mas vamos tentar. Se caso ninguém entender, olha no Caderno do Nós da noite, mas vamos lá...


Uma pessoa fica em pé segurando um bastão com os cotovelos arqueados, e a coluna abaixada, fazendo 90º com os membros inferiores, estica o braço deixando alinhado com a coluna. Conforme o desenho desproporcional mostra






Outra pessoa sentada no chão, segura esse bastão com as mãos e os pés, e empurra esse bastão para poder esticar as pernas, como essa pessoa que esta no chão, provavelmente, irá cair, ou para o lado ou para trás, a pessoa que está em pé empurra esse bastão para a pessoa que esteja no chão consiga tirar as costas do chão e continuar com as pernas esticadas. Conforme o desenho ridículo mostra.



Um tonos abdominal é muito importante para esse exercício, e com esse exercício poderia também abrir as escápulas. Achou fácil? Então faz isso inspirando parado e expirando ao se movimentar. Tá fácil ainda? Faz isso dez vezes então.

As mulheres têm tendência a ter dores na lombar, pelo “curto-circuito” que é a região.

Depois foi proposto outro exercício:

Uma pessoa pega um bastão e sem força nenhuma põem uma mão em uma ponta, e outra pessoa faz o mesmo, só que do outro lado, óbvio! E tenta equilibrar sem deixar cair o bastão, até aí tava fácil, mas quando mandou fechar os olhos, aí foi uma chuva de bastão pela sala. Era necessário fazer formas corporais, variando os níveis, a velocidade, etc... Reparem que no desenho temos o nosso meticuloso "Zoom" para que não resta mais dúvida




E depois foi feito em trios, e não é que deu certo?! Ficou uma bagunça, mas foi legal. De trio, cada um segurava um bastão em cada mão, formando um triângulo de bastões. Apesar de estarem afobados, os bastões caíram pouco dessa vez, e com isso foi ganhando chance de fazer com os olhos fechados. Para ficar mais fácil o entendimento, repare no desenho horrível aqui do lado.

Renata em off: “Instrumento disfarçado para trabalhar o abdominal”

Pois sem as mãos, como você se levanta do chão? Era preciso muito tonos abdominal.

Nas mãos era preciso um tonos leve, e no corpo um tonos forte, mas com o tempo, deu para a Turma se assimilar bem. Era preciso o uso do “cotovento” (cotovelo de cata-vento) e com isso, os trios foram montando figuras em conjunto. Mas tinha horas que o trio esquecia que havia alguém embaraçado e que essa pessoa deveria propor algum jeito de sair. E o trio deveria “dançar conforme a música do embaraçado”. Isso tudo foi discutido logo após o exercício, que sem mais delongas, já finalizamos a aula e passamos para uma rapidinha do PIPE II. Até a próxima aula.

Postagem de Gabriel Pazotto.

Um comentário:

Damonnylle Carneiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.