terça-feira, 1 de junho de 2010

Caderno dos Nós –- Aula dia 25/05/10 - Turma B

Começamos com o protocolo da Jamile. Primeiro pediu que ficássemos correndo. Depois pediu que nós interrompêssemos o movimento, mudando-o para um ritmo lento, em contrapartida ao pulso interno. A partir dali deveríamos visualizar dos três personagens que estão sendo utilizados por nós nas últimas aulas (moça, guerreiro, crianças, feiticeira e velho). Logo após, deveríamos focar em um dos três, e assim que o tivéssemos claro em nossa visualização, usando uma folha em branco expressaríamos de maneira livre, com desenhos ou escrita, por exemplo, algo que, para cada um em relação a seu escolhido desse a ideia do seu personagem. Para finalizar, um alongamento não direcionado, alongando o que o corpo pedia. Roda de apreciação.

Na conversa tivemos pessoas dizendo que tiveram vontade de correr e chegar ao limite físico (podendo trabalhar, com indicação da professora, o conceito de esgotamento físico, de Grotowski), perceberam que seus gestos foram precisos e com tônus, devido a necessidade de se controlar a energia corporal pulsante (gerada pela corrida), tinham o corpo vivo e presente. Ouve um comentário em que a pessoa afirmava que seu rosto ficou mais dinâmico que o corpo. No entanto, ocorreram dificuldades como imprecisão na visualização do ser escolhido e sua transposição para o papel.

Fomos para a parte prática da aula, com um objeto novo, o bastão. Apoiando na parede, podíamos variar os apoios e consequentemente os eixos. Também tinha a opção de utilizá-lo como um ponto de apoio, ao se levantar um perna, por exemplo. Foi dado o comando de, aos poucos, ir visualizando um dos três personagens já mencionados. Como esse novo objeto interfere na construção corporal da personagem escolhida? Eu, desde o inicio, sabia que chegando nesse momento do exercício faria o velho, pela questão de que esse meu personagem possui um objeto semelhante ao bastão da aula, que carrega com si.

Morrice.

Um comentário:

Renata Sanchez disse...

Gostaria de acrescentar um comentário pessoal sobre nossa aula do dia 25/05. Em meio a tantas práticas, acredito que esse espaço para trocas de experiências, discuções e debastes trás um grande amadurecimento das nossas descobertas.
Obg.