quarta-feira, 16 de junho de 2010

Caderno do Nós - Aula do dia 10/06/10 - Professora Aline!

* Essa aula aconteceu com os monitores Aline e Felipe, a Renata não pode estar presente.

--> Começamos a aula com o protocolo da Roberta, que foi em duas etapas.
Escravos de Jó!!! Sim!!! Brincamos de escravos de jó com o corpo, assim como já havíamos feito durante as aulas de improvisação. Em círculo aberto, fizemos três etapas: a primeira cantada, a segunda murmurada e a terceira em silêncio, só "escutando" a resposta do corpo e cantando a música somente na memória. Esse exercício é sempre divertido, acorda o corpo, anima.

Todos para o centro da sala, em círculo fechado, com a parte da frente do corpo voltada para fora. Fixar o olho em um ponto da sala e correr até lá, volta para o centro, fixa outro ponto e corre novamente, e volta... esse era o comando. Fizemos isso durante alguns minutos, à medida que o tempo ia passando, a velocidade aumentava.
Depois nos espalhamos pela sala, a Roberta pediu que continuássemos a nos movimentar. Ela começou a cantar uma música "folclórica", um "frevo", e pediu que dançassemos livremente... o ritmo também ia aumentando conforme o tempo, dançamos uns 10 minutos.

Partimos para a apreciação do protocolo, todos em roda, disseram que o protocolo remeteu muito a aula passada.

--> Partimos então para um "aquecimento" que a Aline propôs, em duplas, a idéia era tentar tocar o outro, só que o outro não podia deixar! Ficamos um tempo nesse exercício, mudamos as duplas, os lugares na sala.

Depois nos reunimos em bloco, e tínhamos que andar lentamente, em base, com bastante tônus no corpo todo, força no abdômen. Sempre em bloco, perceber você e o outro. Fixar um ponto na parede e ir lentamente. A Aline ficava o tempo todo nos tocando, fazendo uma força contrária, para ver se realmente estavamos com a base firme, pés fixados no chão, braços com tônus. Chegamos até o outro lado da sala. Voltamos para a "brincadeira" de tentar encostar um no outro, só que dessa vez tínhamos que pensar na base, no corpo organizado, tentar nos locomover só que em base o tempo todo.

--> Retomamos os personagens (velho, mulher, feiticeira, criança e guerreiro). A partir do som, foi proposta uma improvisação, lembrando de observar impluso, balanço e lançamento. Durante a improvisação a Aline nos deu o comando de escolher um movimento e repeti-lo, observá-lo, alterá-lo... Depois, era pra retomarmos o personagem escolhido e continuar a improvisação a partir dele. Escolhemos cada um uma das 4 músicas que ouvimos durante o tempo de improvisação. Cada um escolheu a música que gostou mais, e depois a improvisação aconteceu aberta para que os outros assistissem.

--> Roda de conversa. Apreciação da aula...

Tabelas disponíveis na xerox, preencher de acordo com o que o Felipe passou.

é isso! acho que passei tudo que minha memória registrou!
bjs turma

2 comentários:

Clara Bevilaqua disse...

Bem registrado... Seria interessante colocar o que foi falado na roda de conversa, até mesmo para a Renata que não deu aula saber.
Então um pouco da conversa final:
-> Um posicionamento de muitos a respeito do tempo da improvisação que acham muito longo.Por outro lado, Alguns acham bom, pois é quando dá o branco que surgem novas movimentações.

*Ah! E a tabela não está no xerox ainda.

Ana Zumpano disse...

obrigada pela dica clara!