terça-feira, 15 de junho de 2010

Aulas dias 15 e 17 de junho de 2010


Atividade

Elaboração de um texto a partir da reflexão sobre as praticas conduzidas pelos candidatos dos concursos para docentes nas áreas Interpretação corpo e ou voz.


Formato do texto: O texto deve estar de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e obedecer à seguinte configuração: estar digitado em word, tamanho de página A4, espaço 1,5, fonte Comic Sans MS, tamanho 11, margens 2,5 cm. O texto de no mínimo 3500 e no máximo 5000 caracteres (com espaço) deve conter identificação de autoria, título e bibliografia.

Introdução
O plano de curso aprovado em aula por todos nós definiu como parte da avaliação, que serão atribuídos 30 pontos à elaboração de um texto relacionando a prática e a teoria, considerando:
a elaboração processual dos Diários de Leitura;
a contribuição para elaboração dos textos dos colegas;
a clareza de idéias e complexidade da reflexão do texto final.

Nesta direção, além das leituras e debates acerca da teoria, foram realizados diários de leitura, leituras orientadas por questões simples de entendimento e a elaboração de um texto sobre encenadores distintos. São também fonte para elaboração do texto os “Caderno do Eu” e a análise de movimentos a partir de referências de Laban.

Esta atividade vem finalizar o conjunto de exercícios para elaboração do texto que relaciona a prática com a teoria.

Orientações para elaboração do texto

Observe e escreva sobre um ou mais temas abaixo indicados:
  • Cuidados consigo e com o outro;
  • Estímulos de movimentos: memória, imaginação, emoção, raciocínio, sensação, impulso, apoio, gravidade, peso, força, equilíbrio, projeção, oposição, resistência;
  • Princípios de comunicação – expressão e observação;
  • Princípios Expressivos: Antropologia Teatral, Klauss Vianna e Método Laban

Você pode ainda fazer seu texto a partir dos objetivos ou conteúdo programático da disciplina:

Objetivos Gerais

·        Utilizar o corpo como elemento expressivo no contexto da linguagem cênica;
·        Relacionar treinamento, técnica e estética na perspectiva do corpo em cena;
·        Relacionar-se com o outro para cuidar e para se comunicar (mostrar e observar);
·        Reconhecer o corpo como um organismo sensível e cultural, produtor e decodificador de movimentos e gestos;
·        Criar e praticar movimentos expressivos conectados à subjetividade: emoções, pensamentos, sensações, imaginação e memória.

Objetivos específicos:

·        Criar e experimentar emissão de sons, palavras, melodias e ritmos como parte integrante do movimento.
·        Selecionar exercícios e estímulos de movimento adequados às suas especificidades corporais.
·        Experimentar e analisar diferentes estímulos para a criação de movimentos.
·        Ampliar as capacidades e limites físicos e expressivos.
·        Conhecer atividades de treinamento, relacionando a preparação corporal à expressão cênica.
·        Refletir sobre as linguagens do corpo em cena.

Conteúdo programático:

·        Estudo teórico e prático das atividades de expressão corporais, individuais e em grupo, que ampliem as capacidades expressivas de movimentos;
·        Corporificação de elementos fundamentais do movimento a partir do Método Laban, Método Bertazzo e Antropologia Teatral;
·        Estudo teórico, observação e análise sobre treinamento e técnica e a relação com a linguagem cênica;
·        Prática e reflexão sobre as diferentes formas de estimulação do movimento expressivo:
as motivações interiores: memória, sensação, imaginação, pensamento e emoção;
narrativas corporais;
palavras de ação e intenção;
imagens internas e internalização de imagens;
o texto teatral como estímulo do movimento;
objetos, música, poesia, situações cênicas;
observação do contexto cultural.

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