terça-feira, 26 de abril de 2011

Aula do dia 05\04\2011 (manhã)

Por: Gabriela Neves Guimarães

A aula foi ministrada pela Nina, começamos com exercícios de aquecimento e conscientização corporal. Em duplas tocamos o corpo um do outro para que esse reconhecesse partes adormecidas, esses toques foram de acordo com que a nina sugeriu. A primeira seqüência era da coluna, passando pelas escapulas até chegar no pescoço e depois na cabeça. Depois das seqüências, nossos corpos se tornaram mais sensíveis para o toque e para percepção do espaço.
Para que essas percepções do corpo e do espaço aflorassem a Nina passou uma partitura de movimento para gente. Essa partitura constituía em vira a palma da mão para frente, como se um fio tivesse puxando o nosso dedo do meio. Esse dedo e essa mão conduziam nosso corpo, para que o braço fizesse um círculo e nos puxasse para a direção da mão que começou o movimento. Com o movimento terminado e com a mão no alto deixávamos essa mão cair, em seguida essa mesma mão nos puxava para o outro lado, essa mão novamente caía. Então, movíamos nossas clavículas com um movimento circular e na terceira vez a clavícula, do mesmo lado da mão que começou a partitura, nos puxava para o chão nos deixando de cócoras. A mão que começou o movimento nos puxava para cima até ficarmos eretos novamente e depois repetíamos a seqüência do lado oposto.
O objetivo da execução dessa seqüência era para adquirirmos fluidez nos nossos movimentos e explorarmos movimentos que não fazem parte do nosso repertorio corporal, que saem da nossa zona de conforto.
Depois, novamente em duplas, fizemos uma dinâmica com o toque, já que a fluidez na seqüência não foi totalmente adquirida. A dinâmica se baseava na opção que você tinha para responder o toque do outro, ou você seguia em direção ao toque do colega o resistia impondo uma outra qualidade de movimento e mais tarde os dois componentes da dupla conduziam e eram conduzidos.
Para encerrar, foi proposto uma improvisação, baseada na fala do colega (sua dupla), levando em consideração a sensação do toque e a entonação, o timbre e a intensidade da voz do colega, de acordo com a parte do corpo a que ele se referisse tínhamos que criar movimentos, que depois de 5 partes do corpo faladas pelo colega tinham que compor uma partitura de movimento. Essa improvisação foi ótima pois englobou todos os conceitos dos exercícios propostos na aula e a dinâmica da aula foi ótima no colocando em movimento o tempo todo.

Nenhum comentário: