quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aula do dia 12/04/2011 (noite)

Por: Débora Helena e Ricardo Arruas

Iniciamos o trabalho do dia com um relaxamento proposto e dirigido pela nossa querida “assistente” Wanessa, que começa pelos pés e atinge a região da cabeça. Primeiro, entramos em contato com a superfície dos pés, apalpado e buscando perceber e fixar as sensações que surgiam.

Da mesma forma, fizemos com a panturrilha/canela e coxa, partindo para região superior extrema do corpo, permanecemos, durante todo exercício de relaxamento, sentados sobre os ísquios, sempre atentos a postura mais apropriada para a preservação a coluna vertebral.

Em seguida, retornamos o exercício de “rolamento” iniciado na aula anterior, alternando as partes do corpo responsáveis por provocar o movimento-a cabeça, chão, o alongamento com a expansão e a tridimencionalidade do corpo. Procurando mobilizar as escapulas, executamos uma seqüência de movimentos criada e orientada pela professora/coreógrafa e colaboradora Nina, na qual na posição base com os braços ao longo do corpo e a palma das mãos voltadas para frente, tínhamos que vislumbrar os efeitos provocados pela saída de uma espécie de fio imaginário, primeiro nos cotovelos e ombros e, em todo restante do corpo, precipitando em um conseqüente rearranjo corporal. O desenvolvimento da composição abarca também a atuação da força da gravidade sobre as escapulas; o movimento do braço como impulso para a mobilização do corpo como um todo; e a percepção do peso do braço quando ele esta em “queda passiva” termo utilizado pela Nina para nomear o movimento do braço em queda. O exercício que se segui, foi realizado, inicialmente, em duplas e, consistiu na condução de um dos agentes, através de toque, leves e suaves assopros, por parte de quem estavam no comando.

Quem estava sendo guiado deveria reagir aos toques empregados pelo companheiro com resistência e,á ação do ar exalado, dando continuidade ao movimento sem a força da resistência. Depois, quem estava sendo guiado passava a ser orientado e vice-versa, ate que, em dado momento, de acordo com a necessidade natural do jogo, quem estivesse sendo estimulado poderia passar para a posição de comando sem sinalizar a mudança de função ao parceiro.

Desmanchada a dupla, partimos para a busca do nosso rei, que inicio em um exercício proposto em uma aula anterior, Que rei seria este? Quais são os seus sentidos? Quais as suas vontades e dificuldades encontrados durante seu percurso? Ele tem reino? Estas foram algumas das perguntas feitas para estimular os propósitos ou despropósitos de cada soberano dentro da grande batalha interna e externa que se instaurou.

2 comentários:

Débora disse...

Só uma correção no terceiro parágrafo: "Em seguida, retomamos o exercício de'rolamento'iniciado na aula anterior, alternando as partes do corpo responsáveis por provocar o movimento - a cabeça, as mãos, a pelve e, depois, os pés. Nesse exercício, trabalhamos o contato com o chão, o alongamento com expansão e a tridimensionalidade do corpo."

Débora disse...

Obrigada, Bárbara, por postar para a gente!