quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aula do dia 26 de Abril

Expressão corporal

Nosso primeiro exercício do dia foi ministrado pela Wanessa e com um grande apoio de Nina.
Iniciamos todos deitados ao chão e com dois balões ao lado de cada um.
A partir daí pegamos um dos balões com a mão e começamos a mapear nosso corpo, passávamos o balão através somente de um dos lados do corpo. A ideia era de percebermos as diferentes sensações que temos ao passar um instrumento somente em uma parte do corpo e em que tipo de sensações isso repercutia.
Pude perceber que o lado estimulado pelo balão estava mais “vivo” do que o lado que permanecia parado. Durante o processo fizemos variações de níveis, velocidades, sons e intensidade.
 Para cada estímulo repercutia uma sensação como: arrepio, irritação sonora e até mesmo o medo já que em um dos trabalhos a missão era manter o balão entre o corpo e o chão e às vezes não suportávamos o nosso próprio peso e acabávamos estourando-os.
 A parte interessante era que realmente se consegue perceber cada estímulo que era dado pelo balão, mesmo depois de um tempo após o exercício o corpo mantinha uma memoria dos estímulos sofridos.
Em seguida criamos partituras com movimentos trabalhados a partir das sensações dos balões (O flutuar e o Deslizar) e ligado ao rei interior de cada um. Depois cada um de nós apresentou sua partitura corporal.
Pudemos ver que cada pessoa recebe de diferentes formas a informação emitida corporalmente pelo ator, e que é de responsabilidade total do ator ter qualidade no trabalho para que a mensagem passada seja mais uniforme possível.

Nenhum comentário: