domingo, 23 de maio de 2010

Protocolo apresentado aula 20-05-2010 (turma A)

A arte não é um estado da alma, nem um estado do homem. A arte é um amadurecimento, uma evolução, uma ascensão que nos torna capazes de emegir da escuridão para a luz.
Não são nossas boas idéias, mas a nossa prática que constitui o verdadeiro ator.
Como o material do ator é o próprio corpo, esse deve ser treinado para obedecer, para ser flexível, para responder passivamente aos impulsos psíquicos, como se não existisse no momento da criação - não oferecendo resistência alguma. A espontaneidade e a disciplina são os aspectos básicos do trabalho do ator, e exigem uma chave metódica. Grotowsk.
Emoção, ação, impressão, movimento, gestos, sensações, imaginação, força, equilíbrio, energia, espaço, tempo, entre outros; é algo a ser trabalhado diariamente e se conseguíssemos resolver até o fim esta dificílima, tarefa, certamente nós nos tornaríamos grandes artistas.
Como os nossos mestres, Stanislavski, Eugênio Barba, Grotowsk, Burnier, Brecht, essas montanhas que serve como referência que nos direcionam cada com seus métodos e técnicas outros através de seu trabalho, um caminho difícil de trilhar mais não impossível.
Caminhos que poucos têm a oportunidade de trilhar acompanhados por um guia, caminhos que delineiam formas, fragmentos, mandalas e sobre os quais ainda temos dificuldade de falar, ensinar e aprender uma linguagem que lhes seja própria.

Protocolista: Emanuelle.

Nenhum comentário: